Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Mulheres com este formato de corpo têm risco 31% mais elevado de demência

Investigadores alertam que mulheres obesas na casa dos 50 anos apresentam uma probabilidade 31% superior de desenvolverem demência.

Mulheres com este formato de corpo têm risco 31% mais elevado de demência
Notícias ao Minuto

09:38 - 24/06/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Demência e Alzheimer

E os especialistas creem que o risco é ainda mais elevado para mulheres que concentram a maioria da gordura corporal na zona do abdómen, o que por sua vez confere ao corpo um formato de 'maçã'. 

O professor Andrew Steptoe da University College London (UCL), no Reino Unido, apresenta a demência, cuja forma mais comum é a doença de Alzheimer, como "um dos maiores desafios atuais na medicina". 

O especialista disse à publicação científica International Journal of Epidemiology: "a demência é um dos grandes desafios do século XXI que pode ameaçar o envelhecimento com qualidade de vida da população". 

"Os dados apurados sugerem que o aumento de pessoas que sofrem de obesidade está a favorecer o crescimento da patologia". 

"Ao identificarmos fatores que podem aumentar o risco de demência que são influenciados por elementos correspondentes ao estilo de vida, esperamos que uma porção substancial dos casos de demência, mas realisticamente não todos, possam ser prevenidos através de intervenções de saúde pública", afirmou Steptoe

Dorina Cadar, investigadora no Instituto de Epidemiologia e Saúde da UCL, e a autora sénior do estudo, disse: "estes dados fornecem novas provas de que a obesidade tem implicações graves no risco de demência". 

Os investigadores analisaram os dados de mais de 6,500 pessoas, a partir dos 50 anos, integrantes do estudo 'English Longitudinal Study of Ageing'. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório