Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mulheres que herdaram genes de neandertais são mais férteis. Entenda

"O recetor de progesterona é um exemplo de como variantes genéticas favoráveis​, que foram introduzidas em humanos modernos pela mistura com neandertais, podem ter efeitos nas pessoas nos dias de hoje".

Mulheres que herdaram genes de neandertais são mais férteis. Entenda
Notícias ao Minuto

10:01 - 17/06/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Fertilidade

De acordo com uma pesquisa realizada por investigadores do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, na Alemanha, e pelo Karolinska Institutet, na Suécia, as mulheres que têm genes neanderais são mais férteis.

O estudo surpreendente publicado na revista científica Molecular Biology and Evolution, e divulgado pela revista Galileu, revelou que uma em cada dez mulheres de ascendência europeia terá herdado o recetor de progesterona dos neandertais. Segundo os cientistas esta alteração genética está correlacionada com um índice de fertilidade mais elevado, uma menor incidência de hemorragias durante a gestação e a uma probabilidade significativamente mais reduzida de aborto espontâneo

Hugo Zeberg, co-autor do estudo, afirmou num artigo publicado no site do Karolinska Institutet: "o receptor de progesterona é um exemplo de como variantes genéticas favoráveis, que foram introduzidas em humanos modernos pela mistura com neandertais, podem ter efeitos nas pessoas nos dias de hoje". 

Durante a realização do estudo, os investigadores apuraram que pelo menos 29% das mulheres europeias detêm uma cópia do recetor e 3% têm duas cópias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório