Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Estudo encontra ligação entre o pessimismo e a demência

Autores do estudo consideram que o pensamento negativo deve ser considerado um fator de risco para a doença.

Estudo encontra ligação entre o pessimismo e a demência
Notícias ao Minuto

10:00 - 08/06/20 por Teresa David

Lifestyle Alzheimer

Se é uma pessoa pessimista, saiba que isso não é bom para o seu cérebro. Um novo estudo descobriu que o pensamento negativo repetitivo pode estar ligado, mais tarde na vida, ao declínio cognitivo e a maiores depósitos de duas proteínas nocivas, responsáveis pela doença de Alzheimer.

"Propomos que o pensamento negativo e repetitivo possa ser considerado um novo fator de risco para a demência", afirmou a psiquiatra e autora principal do estudo,  Natalie Marchant, à CNN.

Comportamentos de pensamento negativo, como a reflexão sobre o passado e a preocupação com o futuro, foram analisados em mais de 350 pessoas com mais de 55 anos, durante um período de dois anos. Cerca de um terço dos participantes também foi submetido a um exame de PET - Tomografia por Emissão de Positrões - para medir os depósitos de tau e beta-amilóide, duas proteínas que causam a doença de Alzheimer, o tipo mais comum de demência.

As tomografias revelaram que as pessoas que passaram mais tempo a pensar negativamente tinham uma maior quantidade de tau e beta-amilóide, pior memória e maior declínio cognitivo num período de quatro anos em comparação com as pessoas que não eram pessimistas.

O estudo também testou os níveis de ansiedade e depressão e encontrou maior declínio cognitivo em pessoas deprimidas e ansiosas. Porém, os depósitos de tau e beta-amilóide não aumentaram nas pessoas já deprimidas e ansiosas, levando os investigadores a suspeitar que os pensamentos negativos repetidos podem ser a principal razão pela qual a depressão e a ansiedade contribuem para a doença de Alzheimer.

Leia Também: Cinco traços de personalidade que preveem se vai sofrer de demência

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório