Como os dentes de leite não são definitivos, por vezes a sua relevância pode ser subestimada.
Todavia, e conforme explica a Weleda, estes dentes têm um papel chave no corte, moagem e mastigação de alimentos.
Mais ainda, os dentes do bebé operam juntamente com a língua e os lábios para auxiliar na produção de sons e no pronunciar de palavras, permitindo que as crianças que as crianças desenvolvam um discurso adequado. E por fim, são ainda responsáveis por preservar o espaço destinado aos dentes finais.
Sendo assim, é fundamental proteger a saúde oral dois mais pequenos. Eis cinco dicas da Weleda para cuidar dos dentes de leite:
- Crianças e adultos devem lavar sempre os dentes após as refeições ou pelo menos três vezes por dia, sobretudo à noite antes de irem dormir;
- Controle os cuidados dentários da criança para que esta saiba fazer a sua higiene corretamente. Muitas vezes tentam fugir da escovação. Se não usar uma pasta de dentes natural, esteja atento à possível ingestão da substância.
- Preste atenção à quantidade de pasta utilizada. Entre os 0 e os 3 anos, deverá corresponder ao tamanho de um grão de arroz e a partir dos 3 anos uma quantidade similar ao tamanho de uma ervilha.
- Opte por uma pasta dentrífica sem um sabor muito doce, para que a criança não se habitue a sabores doces.
- Visite regularmente o dentista, para averiguar se está tudo bem com a saúde bocal do seu filho;
- Os níveis de flúor presentes na pasta de dentes têm de ser regulados. A criança jamais deve usar uma pasta para adultos, isto porque contém flúor em demasia.