Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Lavar os dentes antes de sair de casa combate Covid-19, alerta dentista

A pasta de dentes contém os mesmos ingredientes presentes em líquidos detergentes e em sabonetes para lavar as mãos, e atua como uma barreira protetora entre três a cinco horas após ser usada.

Lavar os dentes antes de sair de casa combate Covid-19, alerta dentista
Notícias ao Minuto

09:55 - 12/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

O professor e dentista Martin Addy afirmou em declarações ao jornal britânico The Sun on Sunday que lavar os dentes durante dois minutos antes de sair de casa contribui para diminuir o risco de infeção pelo novo coronavírus, causador da doença da Covid-19. 

"Fomos avisados acerca da importância de lavar as mãos, de modo a impedir a propagação do vírus quando tocamos inadvertidamente no rosto. Para mim é surpreendente que até ao momento ninguém tenha também frisado a importância da higiene oral", disse. 

Addy, professor na Universidade de Bristol, no Reino Unido, e votado anteriormente o dentista do ano, aconselha a lavar os dentes antes de sair de casa, seja para ir trabalhar, dar um passeio, ir às compras ou praticar exercício. 

Para o professor os profissionais de saúde ou assistentes em lares de idosos podem beneficiar tremendamente do simples ato de lavar os dentes com mais frequência. 

E acrescentou: "os cientistas que acreditam que devemos utilizar máscaras faciais de proteção enfatizam que a Covid-19 se dissemina através de gotículas de saliva. Somos ainda alertados para lavarmos as mãos de forma a evitar infetarmo-nos a nós próprios ao tocarmos na face".

"Mas o facto é que lavar os dentes constitui mais uma barreira contra o SARS-CoV-2". 

"A ação antimicrobiana da pasta de dentes na boca dura cerca de três a cinco horas e reduz a carga viral na saliva ou o risco de infeção por vírus que entram no corpo por via oral", concluiu o dentista Martin Addy

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório