Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

'Super imunidade' pode explicar como morcegos não adoecem com a Covid-19

Enquanto vários cientistas tentam descobrir uma vacina para o novo coronavírus, uma equipa acreditar ter descoberto como o vírus foi capaz de sobreviver em morcegos, sem matá-los.

'Super imunidade' pode explicar como morcegos não adoecem com a Covid-19
Notícias ao Minuto

17:38 - 12/05/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Investigadores canadenses da Universidade de Saskatchewan dizem ter descoberto por que motivo os morcegos podem estar infetados com o novo coronavírus durante meses sem adoecer. As descobertas, publicadas no Scientific Reports, revelam que os morcegos têm uma 'super imunidade' às cepas do vírus.

"Os morcegos não se livram do vírus, mas também não adoecem", disse o microbiologista Vikram Misra, citado pela Study Finds. "Queríamos entender porque é que o vírus MERS não interrompe as respostas imunitárias do morcego, como ocorre nos seres humanos".

Segundo os investigadores, o sistema imunitário de um morcego e os vírus continuam a adaptar-se após o animal ter sido infetado. Misra diz que o coronavírus começa a trabalhar com o morcego, mantendo-o saudável, mesmo se estiver infetado por vários meses.

"Em vez de matar células de morcego, como faz com células humanas, o coronavírus MERS entra num relacionamento a longo prazo com o hospedeiro, mantido pelo sistema imunitário", explicou o investigador. "Pensa-se que o SARS-CoV-2 opera da mesma maneira".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório