Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Em tempos de pandemia proteja-se comendo bem! 10 truques que vão ajudar

Nesta fase que estamos a viver, os cuidados alimentares são de certeza diferenciados dos a que estamos habituados.

Em tempos de pandemia proteja-se comendo bem! 10 truques que vão ajudar

Ou porque passamos mais tempo em casa, ou porque os alimentos que tínhamos por hábito consumir estão menos disponíveis, ou ainda porque tentamos comer produtos diferentes de modo a proteger mais a nossa saúde.

De facto, há vários aspetos que devem ser tidos em conta na alimentação. Vânia Rufino, nutricionista coach da PronoKal, partilha dez truques que vão ajudar:

Consuma mais leguminosas Nesta quarentena a disponibilidade de carne ou peixe frescos pode ser mais reduzida. De modo a contornar esta questão, podemos reforçar o consumo de leguminosas como feijão, grão de bico, ervilhas ou favas. Assim não comprometemos a ingestão de proteína e acabamos por poupar no orçamento.

Reduza o consumo de alimentos com maior concentração energética – Como estamos menos ativos, importa controlar o volume de alimentos vs. calorias que fornecem. Devemos, por isso, pensar que se não gastamos a mesma energia, também devemos controlar a quantidade que ingerimos. Cuidado com os snacks, por exemplo, a fruta desidratada, as batatas fritas ou as bolachas com pepitas de chocolates são mais calóricos. Prefira snacks à base de vegetais ou de fruta fresca, que nos mantêm saciados e fornecem menos calorias.

Mantenha uma rotina alimentar – Importa manter os horários e momentos de refeição. Isto ajuda, essencialmente, a que não se percam hábitos, assim como, não tenha a tendência em ingerir mais alimentos do que o habitual numa refeição, apenas porque ‘saltou’ a anterior.

Lembre-se da hidratação – Muitas vezes o facto de estarmos em casa, envolvidos numa rotina diferente pode fazer com que nos esqueçamos de beber água. Coloque uma garrafa de água ou um copo num sítio da casa onde passe várias vezes para não se esquecer. Se preferir, faça chás ou aromatize a água com rodelas de laranja, paus de canela e/ou ervas aromáticas.

Notícias ao MinutoNutricionista Vânia Rufino© Pronokal

Complemente a compra de legumes frescos com legumes congelados – como não vamos às compras com a mesma frequência e os vegetais frescos são alimentos de curta duração - não conservam as suas propriedades por mais do que cinco dias -, do ponto de vista da qualidade nutricional, pode optar por dividir a sua escolha entre vegetais frescos e congelados. Sempre com a garantia que estes últimos não têm menos qualidade em comparação aos frescos.

Varie a alimentação e não se baseie apenas em superalimentos sabemos que há alimentos que são referência por serem ricos em alguns nutrientes ou terem propriedades específicas. Claro que sim. Sabemos, por exemplo, que há frutos mais antioxidantes, mas não é por isso que vamos preferir só esses e descurar dos outros frutos. Devemos ser o mais abrangente possível nas escolhas que fazemos e ter um pouco de cada da roda dos alimentos. Isso sim dá o equilíbrio necessário para que tenhamos todos os nutrientes essenciais ao nosso bem-estar. Todos os alimentos são 'super' desde que ingeridos na proporção correta.

Crie uma ementa semanal – ter um planeamento ajuda a ter variedade alimentar, que inclua mais leguminosas, peixe ou ovos e vegetais em todas as refeições, assim como a adotar diferentes formas de confeção. Ajuda também a gastar o que está perdido no frigorifico e a racionar melhor as compras.

Faça uma lista de compras – com base na sugestão anterior, veja o que ainda tem para comer em casa e compre apenas o que lhe faz falta para os próximos dias. Por outro lado, perceba que espaço tem para não levar coisas para casa e depois não ter onde arrumar.

Envolva as crianças nas tarefas da cozinha e preparação de comida –  as crianças estão, mais do que nunca, dispostos a fazer atividades diferentes.  Porque não tentar despertar o interesse dos mais novos pela cozinha e pela alimentação? Incentive-os a cortar fruta e legumes, a confirmarem o que falta na dispensa ou a manter o frigorífico arrumado. Pode ser uma ótima motivação.

Inove – arrisque a comprar alimentos diferentes, a testar pratos novos, a fazer refeições diversificadas. Faça pão ou iogurtes, cozinhe as suas polpas de fruta em vez de comprar ou experimente um prato vegetariano. A variedade e a novidade ajudam às emoções positivas e a que o dia-a-dia não seja tão monótono, em casa, por estes dias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório