Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Por que motivo os gatos levantam o rabo quando lhes fazemos festas

Sim, são independentes. Contudo os gatos também são animais sociais que gostam de mimos, sobretudo quando ganham confiança com os humanos. E se é dono de um destes felinos provavelmente já notou que quando lhe faz festas, este tende a levantar o rabo, sabe porquê?

Por que motivo os gatos levantam o rabo quando lhes fazemos festas
Notícias ao Minuto

14:20 - 27/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Comportamento felino

Segundo o site Perito animal, muitos creem que este comportamento dos felinos é de cariz sexual, contudo tal não é verdade. Aliás, os felinos castrados também tendem a levantar o rabo quando recebem carinhos. 

O que ocorre é que quando os gatos se sentem próximos de um humano tentam desta forma comunicar essa proximidade e afeto que sentem. 

Como tal, ao invés, e conforme explica o Perito Animal, quando um gato está com o rabo para baixo e preso, pode estar com medo, assustado ou stressado

A importância do odor

Quando o felino fica de rabo no ar deixa igualmente visíveis as suas glândulas anais, responsáveis pela produção de um aroma característico e único de cada gato, ou seja o animal está a marcar o seu território e a garantir que não se irá esquecer dele!

Desta forma o Perito Animal, salienta que permanecer com o rabo no ar não é apenas aquilo a que poderíamos chamar uma 'apresentação' quando conhecem ou se familiarizam com alguém. Esta conduta que levam a cabo repetidamente é uma demonstração de afeto, cumplicidade e de grande confiança que têm para connosco. Significa ainda que está feliz e confortável. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório