Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Teve de sair? Especialistas dão dicas para não trazer Covid-19 para casa

Para evitar ficar contagiado com o novo coronavírus e contaminar quem o rodeia é essencial ficar em casa e sair apenas quando é estritamente necessário. Eis o que deve fazer ao voltar para casa, após uma saída à rua.

Teve de sair? Especialistas dão dicas para não trazer Covid-19 para casa
Notícias ao Minuto

09:20 - 20/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Propagação do coronavírus

Afinal, o que deve fazer para manter o novo coronavírus fora de casa? O mais importante, segundo vários especialistas entrevistados pela BBC News Brasil, é lavar bem as mãos e evitar tocar na face. Desta forma, o risco da cadeia de transmissão continuar é significativamente reduzido, mesmo que tenha tocado em alguma superfície infetada.

O que fazer assim que transpõe a porta de casa?

Tire os sapatos e lave as mãos por 20 segundos com água e sabão, recomenda a BBC. Dispa-se, separe a roupa que usou para lavar (pode colocá-la num saco de plástico) e tome um duche.

Objetos como a carteira, mala, sacos ou chaves, devem ser guardados num lugar próximo à porta. 

Como e quando limpar a casa a fundo?

Os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil aconselham que limpe a casa com os produtos que habitualmente usa. "Uma coisa boa é que todos os produtos de limpeza que usamos com frequência em casa matam o coronavírus", afirma o chefe de infectologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, Eduardo Sprinz, no Brasil.

As superfícies que são mais frequentemente tocadas e utilizadas, tais como maçanetas, interruptores, mesas, puxadores de gaveta ou comandos de televisão devem ser limpos com mais frequência, nomeadamente uma vez por dia. "O que importa mais é a limpeza mecânica", aconselha o diretor da Associação Brasileira de Infectologia, Marcos Cyrillo, por outras palavras esfregar intensamente. 

O uso de luvas é recomendável e é ainda aconselhado a lavagem das mãos antes e depois da limpeza.

Objetos como almofadas, cobertores e tapetes devem ser limpos seguindo as recomendações dos fabricantes que encontra nas etiquetas, devem ainda ser primeiramente armazenados e depois lavados separadamente de outras roupas, e com detergentes adequados. 

Já para limpar o telemóvel, o Centro Para Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomenda que siga as instruções do fabricante para limpeza e desinfecção. Se não houver nenhuma orientação, use um pano húmido com álcool de concentração de pelo menos 70% para desinfetar as telas.

O que devo fazer com as mercearias que comprei?

Lave as mãos, limpe as embalagens e guarde-as. 

De acordo com um estudo publicado no periódico científico New England Journal of Medicine o novo coronavírus permanece por mais tempo em plástico e aço inoxidável, sobrevivendo por até 72 horas. 

Como medida adicional de precaução, os especialistas admitem, que os produtos podem ser retirados da embalagem e colocados noutra, se possível. O armário também deverá estar limpo. 

Durigon diz, no entanto, que o risco de contaminação por pacotes, depois de algumas horas, não é alto pois o vírus não estará mais presente naquela superfície em concentração significativa.

Já para alimentos crus e não embalados, como fruta e vegetais o alimento deve ser higienizado com água e detergente e, de seguida, colocado de molho durante 15 minutos em água. Por fim, o alimento deve ser lavado novamente em água corrente.

O processo de cozimento eliminaria vírus e bactérias, mas é importante evitar que depois de cozidos entrem em contacto com superfícies contaminadas.

E a ventilação?

O ambiente do lar deve estar naturalmente ventilada, ou seja abra as janelas, dizem os especialistas ouvidos pela BBC. Isso porque a circulação de ar diminui a concentração do vírus na atmosfera. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório