Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Covid-19. Pesquisa descobre fator que pode estar a aumentar mortalidade

Um estudo realizado por investigadores das Universidades de Aarhus, na Dinamarca, e de Siena, em Itália, sugere que pode haver uma correlação entre a elevada taxa de mortandade provocada pelo Sars-CoV-2 no norte italiano e o nível de poluição do ar da região.

Covid-19. Pesquisa descobre fator que pode estar a aumentar mortalidade
Notícias ao Minuto

14:02 - 08/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19 e mortalidade

Segundo um ensaio científico publicado no periódico Environmental Pollution, a poluição atmosférica pode estar relacionada com os altos índices de mortalidade em Itália, sobretudo na Lombardia e na Emília-Romanha, as duas regiões mais afetadas pela Covid-19 naquele país. 

Dario Caro, cientista no Departamento de Ciência Ambiental da Universidade de Aarhus, e os investigadores italianos da área de saúde Bruno Frediani e Edoardo Conticini, resolveram analisar e averiguar o motivo pelo qual o número de mortes no norte do país é de até 12%, enquanto no resto do país é de 4,5%.

Para efeitos da pesquisa, os académicos recolheram informações recentes do satélite Aura da NASA, que detetou níveis elevadíssimos de poluição atmosférica tanto na Lombardia como em Emília-Romanha.

De seguida os três indivíduos compararam esses dados com o 'Índice de Qualidade do A' - que se trata de uma ferramenta de medição formulada pela Agência Ambiental Europeia e que inclui informações de milhares de estações de mensuração no continente. 

Os investigadores concluíram que surpreendentemente as regiões do norte de Itália registam níveis significativamente mais elevados de poluição e contaminação do ar, o que por sua vez pode acarretar inúmeras possíveis complicações para doentes com Covid-19. Tal ocorre porque a saúde pulmonar desses indivíduos já estaria debilitada previamente à infeção pelo novo coronavírus

"Em todo o mundo são muitos os fatores que impactam na progressão da patologia nos doentes, estamos neste momento a investigar associações e explicações sobre o que é realmente relevante. Atualmente e perante esta pandemia 'conhecimento é poder' e novos dados podem ser de extrema importância para a ciência, médicos e as autoridades de saúde", rematou Dario Caro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório