Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

É seguro reutilizar sacos de plástico e de pano durante a pandemia?

Sacos reutilizáveis já foram banidos de supermercados, em certos estados nos EUA, após receios de que os clientes estivessem a contaminar-se a si próprios ou aos outros.

É seguro reutilizar sacos de plástico e de pano durante a pandemia?
Notícias ao Minuto

09:40 - 08/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Risco de coronavírus

Uma empresária afirmou que são "extremamente anti-higiénicos", e que as pessoas devem lavar os sacos se pretendem reutilizá-los

Lisa Sedlar, diretora-executiva da rede de supermercados norte-americana Greene Zebra, afirmou ao HuffPost, que teve que alterar a política das suas lojas relativamente aos sacos reutilizáveis.

"Inclusive no melhor cenário, os sacos que são usados várias vezes são extremamente anti-higiénicos, isto porque a maioria das pessoas não os lava com água e sabão ou detergente após cada uso", disse à publicação. 

Acrescentando: "durante este momento único, é uma questão de vida ou morte proteger a saúde das pessoas, como tal banir o uso de sacos reutilizáveis não foi de todo uma decisão difícil". 

Segundo um estudo realizado pelo National Institute of Health o Sars-coV-2 pode sobreviver em superfícies de aço inoxidável até três dias. 

Um dos cientistas envolvidos no estudo, Vincent Munster disse que o vírus pode permanecer por longos períodos de tempo em vários tipos de superfícies. 

"Especulamos que devido ao seu material poroso, é rapidamente dissecado e que pode ficar preso em fibras", afirmou Munster também ao HuffPost

Já um outro estudo realizado pela organização de regulamentação alimentar International Association for Food Protection apurou que 50% dos sacos reutilizáveis contêm níveis elevados de bactérias - e que podem inclusive conter E. Coli e resquícios de fezes. 

Entretanto numa outra rede de supermercados nos EUA, Trader Joe's, os clientes ainda podem trazer os seus sacos de casa, com a condição que serão eles a colocar as suas mercearias nos mesmos. 

Também na Europa e seguindo uma lógica similar a cadeia de cafés Starbucks havia proibido o uso de copos e termos reutilizáveis em todas as suas lojas no Reino Unido, antes de terem fechado portas devido à pandemia da Covid-19.

Leia Também: Covid-19: Conselhos para evitar contágio na ida ao supermercado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório