Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Três cuidados a ter com os olhos em casa

Graças ao período de isolamento social por que o país está a passar, é natural que recorra a atividades que podem esforçar e, a longo prazo, prejudicar a sua visão. Falamos de estar horas a fim ao computador, passar o dia a ver filmes ou colocar em dia todas as leituras que tinha em atraso. Existem algumas formas de proteger a sua visão, descubra-as aqui.

Três cuidados a ter com os olhos em casa
Notícias ao Minuto

16:17 - 26/03/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Visão

Estamos, neste momento, a atravessar uma situação pela qual nunca pensámos passar. Com o período de isolamento social é natural que recorra a atividades que, a longo prazo, possam vir a prejudicar a sua visão. Agora que passamos mais tempo online, a ver televisão ou ler, as Ópticas Conselheiros da Visão trazem alguns cuidados que devemos ter.

A utilização frequente de computadores, tablets e smartphones constitui uma preocupação para todos a nível do esforço ocular. A verdade é que hoje em dia as radiações são já menos nocivas, uma vez que todos os ecrãs estão perfeitamente adaptados de forma a não provocar danos na estrutura ocular, mesmo que exista aquela sensação de fadiga ocular.

Essa mesma fadiga pode-se fazer sentir quando decide ler o seu livro favorito, por exemplo, num local pouco iluminado. Pode sentir alguns sintomas como visão turva ou dupla, olhos secos, dificuldade em focar, entre outros, mas não significa que a sua visão está permanentemente danificada. Por vezes é apenas um alerta para parar e descansar. Existem algumas regras que deve seguir, agora que passa mais tempo em casa, de forma a prevenir possíveis danos:

Regra dos 20-20-20: consiste em, por cada 20 minutos de utilização destes aparelhos, repousar durante 20 segundos, piscar os olhos de forma a lubrificar os mesmos e depois focar-se num objeto a 20 metros.

Iluminação adequada: a fadiga ocular é geralmente causada por uma luz excessivamente brilhante, proveniente da luz solar externa que entra pela janela ou de uma iluminação interna severa. Quando usa um computador, deve ajustar a luz ambiente bem como o seu brilho para que não seja demasiado forte. Se estiver a ler um livro, deve utilizar uma lâmpada ou candeeiro que se foque nas páginas, e não junto aos seus olhos. A moderação é a chave.

Use lágrimas artificiais para lubrificar os olhos: se sentir que as pausas não chegam, e que mesmo piscando os olhos mais do que o normal eles se mantêm com aquela sensação de secura ou comichão, recorra a gotas oftalmológicas lubrificantes para que se sinta sempre confortável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório