Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Pessoas infetadas com novo coronavírus devem dormir nesta posição

Especialistas afirmam que dormir de barriga para baixo ou de bruços pode aliviar os sintomas da Covid-19.

Pessoas infetadas com novo coronavírus devem dormir nesta posição
Notícias ao Minuto

08:16 - 26/03/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

Uma equipa de investigadores do Hospital de Zhongda, na China, recomenda que doentes com Covid-19 repensem a posição que escolhem para dormir, de modo a aliviar os sintomas provocados pelo vírus. 

O estudo chinês, divulgado pela associação American Thoracic Society’s, examinou 12 pacientes ligados a ventiladores, e apurou que dormir de barriga para baixo coloca menos pressão nos pulmões. 

O professor Haibo Qiu, que liderou a pesquisa, disse: "este estudo é a primeira descrição pormenorizada do comportamento dos pulmões em doentes com Covid-19 grave, que requerem o uso de ventilação mecânica e a receção de pressão positiva". 

"Indica ainda que alguns pacientes não respondem positivamente a pressão positiva elevada e que respondem melhor estando na posição de bruços na cama (de barriga para baixo)", acrescentou.

Apesar do estudo ter avaliado apenas 12 indivíduos, os investigadores esperam que os dados apurados encorajem quem está a experienciar os primeiros sintomas do novo coronavírus a repensar a posição em que dormem. 

A professora Chun Pan, co-autora do estudo, afirmou: "trata-se somente da análise de um grupo pequeno de doentes, mas a nossa pesquisa mostra que os pulmões destes doentes não reabriram quando expostos a pressão positiva elevada e que pode ser danoso para a sua saúde tentar aumentar a pressão". 

"Ao invés, o estado dos pulmões melhora quando o paciente está deitado de bruços".

"Tendo em conta que se trata de uma ação simples e fazível por todos, é importante que os médicos tenham isso em atenção sobretudo em doentes que necessitam de estar ligados a ventiladores mecânicos", concluiu Chun Pan. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório