Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Esfoliação capilar. Saiba quando e como deve fazer

O cabelo está a todo o momento exposto a elementos externos agressivos, tais como os raios UV, a poluição ou o pó. De modo a retirar as impurezas dos fios a esfoliação capilar pode ser a solução - sobretudo para quem submete o cabelo a tratamentos químicos, tais como tintas, permanentes ou alisamentos.

Esfoliação capilar. Saiba quando e como deve fazer
Notícias ao Minuto

15:00 - 25/03/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Saúde do cabelo

"A esfoliação ajuda a fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo, eliminando todos os resíduos e a maior parte do sebo que se acumula na região, além de acelerar a renovação celular e melhorar a absorção de nutrientes e proteínas dos produtos capilares", conta à revista Women's Health Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Devo fazer uma esfoliação capilar?

Este tratamento é sobretudo indicado para quem tem o cabelo oleoso, com caspa, seborreia ou sofre de queda capilar acentuada. A médica explica que o procedimento é contraindicado para pessoas com ferimentos no couro cabeludo ou com algum tipo de irritação. Isto porque a esfoliação é um processo intenso e algo abrasivo, que requer massajar a zona e o movimento da fricção pode agravar ainda mais o problema.

“Pessoas com os cabelos crespos ou encaracolados também costumam beneficiar imenso da esfoliação, pois a maioria das pessoas com esse tipo de textura capilar tem o hábito de usar mais produtos nos fios, como cremes e óleos, já que cabelos crespos demandam mais cuidados”, refere Kédima, à Women's Health.

Como se faz a esfoliação?

No decorrer do duche, aplique o esfoliante capilar antes do champô. Faça movimentos circulares suaves com as pontas dos dedos, e evite que o produto escorra para o comprimento. Deixe agir. A seguir, lave o cabelo com champô e amaciador

De acordo com a dermatologista, é ainda uma ótima ideia aplicar uma máscara capilar após a esfoliação, já que os fios e o couro cabeludo estarão bastante limpos, e como tal irão absorver mais facilmente todos os nutrientes benéficos do produto. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório