Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Mulheres têm maior probabilidade de sobreviver a Covid-19, reforça estudo

Um novo estudo foi desenvolvido por médicos que trabalham em Wuhan, na China, no local onde foram registados os primeiros casos do novo coronavírus.

Mulheres têm maior probabilidade de sobreviver a Covid-19, reforça estudo
Notícias ao Minuto

12:35 - 10/03/20 por Filipa Matias Pereira

Lifestyle Covid-19

Apesar de o Covid-19 ser um vírus relativamente recente, investigadores têm conseguido chegar a algumas conclusões. De acordo com um novo estudo, as mulheres têm maior probabilidade de sobreviver ao novo coronavírus, ao encontro de resto do que outros estudos já haviam sinalizado.

Concluíram os cientistas que o vírus causou sintomas menos graves e menor mortalidade em mulheres em comparação com os homens. Esta foi a principal conclusão dos médicos que trabalham em Wuhan, na China, no local que é considerado o epicentro do surto.

Neste estudo citado pelo South China Morning Post, e que contou com uma amostra de mil pacientes, incluindo 37 que morreram, os estudiosos perceberam que os homens sofrem efeitos mais graves e têm maior probabilidade de morrer da doença causada pelo vírus. Aliás, os homens correspondem a 70% dos óbitos já registados na sequência da infeção pelo Covid-19.

O vírus "tem maior probabilidade de afetar homens mais velhos com comorbidades e pode resultar em doenças respiratórias graves e até fatais", refere o estudo publicado originalmente na plataforma de ciências para a saúde medRxiv.org.

O estudo concluiu ainda que as mulheres têm maior tendência para sofrer de depressão, ansiedade e insónia. Isto porque são essencialmente as mulheres que cuidam dos pacientes infetados, relataram os investigadores do Hospital de Wuhan e de Tongren.

A análise científica em questão foi enviada pelo governo à província de Hubei para ajudar a controlar a epidemia.

Refira-se ainda que um outro estudo recente, que analisou 47 doentes com pneumonia grave motivada pelo coronavírus, concluiu que pacientes do sexo masculino eram mais propensos a ter doença pulmonar, a desenvolver infeções secundárias e a exigir tratamentos mais complexos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório