Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 19º

Dorme com lentes de contacto? Especialistas alertam que pode ficar cego

Estudo revela que um quinto das infeções relacionadas com o uso de lentes de contacto provoca danos nos olhos que podem resultar em cegueira.

Dorme com lentes de contacto? Especialistas alertam que pode ficar cego
Notícias ao Minuto

13:57 - 06/03/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Risco de cegueira

Dormir com lentes de contacto, ou ainda nadar no mar ou na piscina sem remover as lentes dos olhos, não lavar ou mudar o líquido das caixa das lentes, são alguns exemplos de falta de higiene, preguiça e falta de atenção que podem colocar em risco a visão das pessoas. 

O alerta é dado pelo órgão governamental norte-americano Centers for Disease Control (CDC) que sublinha que quem dorme com lentes de contaCto pode sofrer danos permanentes na visão e até cegueira.

Mais de um quarto das 1075 infecções nos olhos podem ser provocadas por falta de higiene ou preguiça do utilizador, como reporta o Daily Mail.

Michael Beach, da organização CDC sublinha: “As lentes de contacto são um método de correção da visão seguro e eficaz quando usadas e cuidadas como recomendado. No entanto, a má utilização e falta de cuidado pode provocar infecções nos olhos e por vezes provocar danos sérios e por muito tempo".

Neste último estudo realizado pela entidade de saúde os investigadores analisaram uma década de relatórios realizados por médicos, fabricantes de lentes de contacto e pacientes. Os especialistas concluíram que em 20% dos casos a utilização inadvertida resulta em cicatrizes, perda de visão ou danos tão graves que se torna necessário um transplante de córnea.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório