Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2020
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 20º

Edição

Viaje até à 'Nação das Plantas', a "única, verdadeira e eterna potência"

O novo livro de Stefano Mancuso é um verdadeiro manifesto ecológico, que nos lembra o quanto o homem está ligado e depende da natureza.

Viaje até à 'Nação das Plantas', a "única, verdadeira e eterna potência"

Qual é a comunidade viva mais evoluída? Enquanto seres humanos,pensamos imediatamente numa qualquer superpotência económica: os Estados Unidos da América, a China ou até a União Europeia. Maspara Stefano Mancuso, biólogo italiano e o maior especialista vivo em inteligência vegetal, é uma outra, muito mais antiga que a humanidade, espalhada por todos os cantos do planeta e que passa despercebida a quase todos nós: a 'Nação das Plantas'.

No seu mais recente livro, o autor de vários bestsellers internacionais decidiu dar voz às plantas e escreveu a primeira constituição dessa que é a "única, verdadeira e eterna potência planetária".

A 'Nação das Plantas' é um livro-manifesto que fica disponível já no próximo dia 28.

Depois de um ano desastroso no que toca ao ambiente, em que vimos milhões de hectares de florestas na Sibéria, na Amazónia e na Austrália desfazerem-se em fumo e cinzas, o nível de emergência global é mais tangível do que nunca e está diretamente relacionad com as alterações climáticas.

O novo livro de Stefano Mancuso é um verdadeiro manifesto ecológico, que nos lembra o quanto o homem está ligado e depende da natureza e que levará o leitor a considerar o mundo das plantas como o aliado mais importante e essencial para a proteção do planeta Terra.

"A desflorestação devia ser considerada um crime contra a humanidade e punida em conformidade. Porque é exatamente disso que se trata. A intangibilidade das florestas e a manutenção da sua vida, assim como a obrigação de se manterem intactos solo, ar e água, deveriam ter lugar na Constituição de todos os Estados, e não apenas nesta nossa Constituição da Nação das Plantas".

Tendo como ponto de partida um ponto de vista inovador – as plantas como organismos inteligentes que, como pais, agem para ajudar e proteger o homem – Stefano Mancuso apresenta ao longo do livro uma série de oito artigos que formam a carta dos direitos das plantas. Um livro escrito de forma simples mas que apresenta de noções que a maioria de nós ignora. Um livro que nos ajuda a ver o mundo de outra forma, mais completa e acima de tudo mais consciente. Um livro para ler e refletir, talvez à sombra desses pais, que nos protegeram antes mesmo de todas as espécies nascerem e nos continuam a proteger, apesar da falta de consideração que muitas vezes temos por eles.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório