Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Os novos Nike Space Hippie desafiam as expectativas

Nike Space Hippie é uma coleção de calçado construída com o ‘lixo espacial’ da Nike, que transforma restos de materiais de fábricas numa expressão radical de design circular.

Notícias ao Minuto

12:07 - 12/02/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Nike

Cada detalhe das quatro silhuetas iniciais da coleção Space Hippie, desde a escolha dos materiais aos métodos de produção e embalagem, foi pensado tendo em consideração o seu impacto ambiental.

Com os Nike Space Hippie, a urgência das alterações climáticas é atendida através de um passo ousado para resolver os problemas ambientais. O resultado é a criação de calçado Nike com a menor pegada de carbono de sempre.

“O produto Space Hippie apresenta-se ele mesmo como um artefacto do futuro; é vanguardista, rebelde e otimista”, refere John Hoke, chief design officer da Nike. “Space Hippie é também uma ideia. Trata-se de descobrir como tirar o máximo proveito, com menos material, menos energia e menos carbono possível.”

O produto tem um objetivo, mas não se afasta do legado da Nike de apresentar um design irreverente. É um sinal de progresso, na medida em que apresenta novas ideias para lidar com os resíduos e transformar o lixo em algo bonito.

“Eu diria que o modelo Space Hippie ataca o ‘vilão’ que é o lixo”, refere Hoke. “Mudou a maneira como olhamos para os materiais e para a estética do nosso produto. E mudou também a forma como abordamos a sua construção.”

O Space Hippie é um exemplo de avanço do potencial humano. Novos parâmetros no uso de conteúdo reciclado estabelecem um novo padrão para um design responsável. Space Hippie é sobre fazer o melhor hoje, preparando o terreno para um amanhã mais forte. Conduz-nos a uma nova visão de como as coisas são feitas, usadas e, por último, reutilizadas.

“Acreditamos que o futuro do produto será circular,” refere Seana Hannah, VP Sustainable Innovation da Nike. “Temos de pensar todo o processo: como o projetamos, como o produzimos, como o usamos, como o reutilizamos e como eliminamos o desperdício em cada um dos passos. Estes são os fundamentos para uma mentalidade circular que nos dá as melhores práticas.”

O modelo Space Hippie materializa a ideia de que os designers têm o dever e a responsabilidade de resolver problemas. Assim como uma corrida que quebra barreiras, a inovação deve dar a todos uma dose saudável de inspiração.

Os Space Hippie 01, 02 e 03 vão estar disponíveis na primavera em SNKRS e SNEAKERS, na Nike House of Innovations e em lojas selecionadas. O Space Hippie 04, um design específico para mulheres, será lançado no verão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório