Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Mulheres que se maquilham são vistas como menos competentes, diz estudo

Paradoxalmente, também existem estudos que apontam que não usar maquilhagem de todo reflete menos profissionalismo. Confuso?

Mulheres que se maquilham são vistas como menos competentes, diz estudo
Notícias ao Minuto

12:00 - 10/02/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Discriminação de género

De acordo com um estudo publicado no periódico científico Sex Roles, mulheres que usam ‘demasiada’ maquilhagem são consideradas menos competentes, comparativamente àquelas que aplicam menos produtos estéticos no rosto. 

“Um crescente número de pesquisas mostra que a sexualização corporal promove desumanização e objetificação. Ou seja, que corpos a usar lingerie e a exibir posturas sugestivas são visualmente processados de maneira semelhante a objetos, percebidos como menos humanos”, explicou o autor do estudo, Philippe Bernard, investigador da Universidade Livre de Bruxelas, em declarações à publicação PsyPost.

“Tal sugere que a maquilhagem pesada leva homens e mulheres a concentrarem-se mais na sensualidade e no apelo sexual das mulheres do que na sua personalidade, provocando assim uma forma subtil de desumanização", salientou Bernard.

Todavia, e paradoxalmente, não aplicar maquilhagem também não ajuda. Num artigo publicado no periódico PLOS, investigadores da Universidade de Boston e da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, apuraram que mulheres que usam uma quantidade vista como ‘profissional’ de maquilhagem são percebidas como sendo mais competentes, capazes, confiáveis e amigáveis, comparativamente a quem escolhe não aplicar qualquer produto na face.

"Descobrimos que, quando os rostos eram mostrados rapidamente aos voluntários, todas as classificações subiam com cosméticos, para todos os participantes", disse a autora do estudo, a professora Nancy Etcoff, em entrevista à ABC News. "As mulheres foram julgadas como mais capazes, simpáticas, sedutoras e confiáveis”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório