Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Como fazer o café perfeito, segundo a ciência

Matemáticos e físicos uniram-se para criar uma fórmula sem falhas.

Como fazer o café perfeito, segundo a ciência
Notícias ao Minuto

19:37 - 24/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Café

Os cientistas descobriram o segredo que os consumidores de café querem saber há anos - como fazer a chávena perfeita. Matemáticos e físicos uniram-se para criar uma fórmula sem defeitos, como parte de um estudo publicado na revista Matter.

Jamie Foster, matemático da Universidade de Portsmouth, iniciou o estudo depois de descobrir que, por vezes, duas doses de café expresso, feitas aparentemente da mesma maneira, podem ter um sabor diferente.

A equipa de Foster criou uma teoria matemática para descrever a extração de um único grão de café. "A sabedoria convencional diz que se quiser uma chávena de café mais forte, deve moer o seu café mais fino", disse Foster citado pela Reader's Digest. "Isso faz sentido porque, quanto mais finos forem, mais área de superfície do grão de café é exposta à água, o que deve significar um café mais forte", completa.

No entanto, os investigadores descobriram que o café ficava com um sabor mais semelhante de chávena para chávena ao usar menos grãos, moídos de maneira mais 'grosseira'. "Quando os grãos eram moídos de forma a ficarem mais finos, as partículas eram tão pequenas que, em algumas regiões do leito, entupiam o espaço onde a água deveria fluir", explicou Foster. Se os grãos forem moídos de maneira a ficarem maiores, isto vai resultar numa "extração mais eficiente".

Leia Também: Quer viver mais anos? Então beba este número de cafés por dia

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório