Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2020
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

Sobreviventes de enfarte voltam a juntar-se em encontro nacional

Iniciativa realiza-se no âmbito da campanha da APIC 'Cada Segundo Conta'.

Sobreviventes de enfarte voltam a juntar-se em encontro nacional
Notícias ao Minuto

09:35 - 23/01/20 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Dia Nacional do Doente Coronário

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai promover o segundo encontro nacional de sobreviventes de enfarte agudo do miocárdio, no dia 14 de fevereiro, no Auditório do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora. A iniciativa surge no âmbito da campanha 'Cada Segundo Conta' e das comemorações do Dia Nacional do Doente Coronário.

“Ao apresentar histórias de vida de pessoas que sobreviveram ao enfarte, acreditamos estar a contribuir para o reconhecimento da importância da atuação face aos sintomas desta doença e a reforçar o papel decisivo da mudança de estilos de vida”, explica João Brum da Silveira, presidente da APIC.

Além da partilha de testemunhos de sobreviventes, a iniciativa vai contar também com palestras sobre o enfarte agudo do miocárdio e como continuar a viver após a doença, ministradas por médicos, enfermeiros e fisiatras.

O enfarte agudo do miocárdio surge quando uma das artérias do coração fica obstruída, fazendo com que parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e de nutrientes. Dor no peito, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade são sintomas de alarme para o enfarte agudo do miocárdio. Não os ignore. Ligue rapidamente 112 e siga as instruções que lhe forem dadas. Para mais informações sobre o enfarte consulte a plataforma online da campanha.

A participação nesta iniciativa é gratuita, mediante inscrição para o email [email protected]

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), uma entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório