Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Sofre de 'vista cansada'? Esteja atento a estes sintomas

Tem mais de 40 anos e necessita de esticar o braço para ler uma revista ou ler no telemóvel? Se respondeu sim, então provavelmente sofre de presbiopia, popularmente conhecida como 'vista cansada'.

Sofre de 'vista cansada'? Esteja atento a estes sintomas
Notícias ao Minuto

15:30 - 22/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Presbiopia

De acordo com a CUF, a expressão 'vista cansada' é comummente usada para descrever a dificuldade de ver ao perto. Em termos médicos a condição é denominada de presbiopia e surge normalmente entre os 40 a 45 anos de idade, resultando de um processo fisiológico natural. Tão natural como começar a ter rugas ou cabelos brancos. Por outras palavras, não existem métodos de prevenção. 

Sintomas

A CUF sublinha que o principal sintoma de presbiopia ou 'vista cansada' é começar a ver mal ao perto. As imagens mais próximas tornam-se desfocadas ou pouco nítidas. Esta dificuldade de visão tende a agravar-se no final do dia, associando-se muitas vezes a fadiga ocular e a dores de cabeça.

Se já deu por si a esticar o braço para tentar ler o jornal, o rótulo de um produto, a bula de um medicamento, ou até uma mensagem no seu telemóvel, deve procurar um especialista. Já que se trata de um processo evolutivo e gradual, estabilizando apenas 10 a 20 anos depois do seu início, pelos 60 anos de idade.

Causas

A 'vista cansada' desenvolve-se devido ao cristalino, uma espécie de lente natural do olho. Com o passar dos anos, o cristalino também envelhece, explica a CUF, ficando com menos elasticidade e flexibilidade, perdendo a capacidade de focagem. A deterioração do cristalino faz com que a imagem não se forme na retina, como seria suposto, mas sim atrás da retina. O resultado é uma dificuldade cada vez maior em focar o que está mais próximo. 

Tratamento

A presbiopia pode ser atenuada com o uso de óculos de leitura, com óculos específicos ou com lentes de contacto multifocais. Ao contrário das lentes bifocais, com duas graduações separadas, as progressivas permitem ver a todas as distâncias, incluindo a intermédia. Em caso de coexistir miopia, a solução poderá passar por usar dois óculos (um para perto e outro para longe).

Outra opção possível é a cirurgia, designadamente a cirurgia para implante de lentes multifocais. Para saber os prós e os contras de cada opção, consulte o seu médico oftalmologista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório