O projecto 'The Art of Tasting Portugal', iniciativa da Chefs Agency, é uma nova forma de apresentar a gastronomia nacional e visa dar a conhecer o melhor e mais exclusivo dos produtos, pratos, vinhos e experiências eno-gastronómicas com os melhores protagonistas da cena lusa.
"Trata-se de um projecto que também pretende dar a quem visita Portugal um formato que concentra o melhor do país, na essência da gastronomia e do ‘terroir’ nacionais, num contexto único e surpreendente. Uma das ambições do 'The Art of Tasting Portugal' é realçar o papel fundamental que Portugal teve na descoberta de produtos de inegável importância no mundo e na gastronomia. O primeiro protagonista desta plataforma, que tem Henrique Sá Pessoa como anfitrião no palco do intimista e exclusivo Atelier, será o chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, detentor de 1 estrela Michelin, nos dias 5 e 6 de fevereiro. Segue-se o chef Rui Silvestre, do restaurante Vistas (1 estrela Michelin), a 19 e 20 de fevereiro. Também confirmado está o chef Rui Paula, da Casa de Chá da Boa Nova, com 2 estrelas Michelin, em Leça da Palmeira, para jantares exclusivos nos dias 13 e 14 de março", conta a organização em comunicado.
De acordo com a Chef's Agency, este está longe de ser um formato estanque, e como tal, a 28 e 29 de fevereiro, o Atelier Henrique Sá Pessoa será palco de um ‘pop-up’ fora da caixa que juntará os chefs Carlos Afonso (O Frade), Iñaki Bolumburu (ex-Nerua, nº 32 World’s 50 Best Restaurants e ex-Noma), Nicolas Lopez (ex-Villanos en Bermudas, nº 15 na lista dos 50 Best Restaurants América Latina) e o sommelier e produtor de vinhos Pedro Martín, num formato inovador sobre o pescado nacional.
O melhor de Portugal será servido à mesa pelo valor de 200€, no caso do chef Rui Paula, e de 165€ nos casos dos chefs Rui Silvestre e Diogo Rocha. Para estes jantares, há apenas 14 lugares.