Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

A doença que faz com que pessoas não consigam parar de se coçar

A maioria das pessoas coça ocasionalmente a pele, mas se sofre de dermatilomania, fá-lo compulsivamente. E não consegue parar.

A doença que faz com que pessoas não consigam parar de se coçar
Notícias ao Minuto

13:42 - 21/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dermatilomania

"Senti-me muito envergonhada, e ainda me sinto, quando estou a passar o por um surto grave", explica à BBC News Phaedra Longhurst, de 27 anos, acerca dos efeitos da sua dermatilomania, um distúrbio que lhe causa uma vontade incontrolável de ferir ou beliscar a pele, com consequências devastadoras para a sua saúde mental.

A maioria das pessoas coça ocasionalmente a pele, mas se sofre de dermatilomania, fá-lo compulsivamente. E não consegue parar.

Muitas vezes, de acordo com o Serviço Britânico de Saúde (NHS), aqueles que sofrem com a doença não percebem que estão a ferir a derme, provocando marcas, sangue e hematomas. Entretanto, quando sofrem de ansiedade ou stress intenso, podem intensificar esse tipo de ação.

Girish Patel, da Sociedade Britânica de Pesquisa em Dermatologia, acredita que a parte psicológica é tão importante quanto a física relativamente ao tratamento desta e outras doenças de pele.

“Não se pode apenas analisar os aspetos físicos no tratamento da doença", disse o dermatologista à BBC.

"É necessário adotar uma abordagem mais ampla, perceber que os distúrbios da pele andam juntamente com stress psicológico e os transtornos psiquiátricos", acrescenta.

Phaedra sublinha que é necessário muito mais apoio psicológico dos serviços de saúde para aqueles que têm "condições de pele crónicas".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório