Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Ikat. Museu do Oriente ensina técnica ancestral indonésia

O Ikat consiste em tecidos que envolvem o tingimento dos fios da teia, e por vezes também da trama, para formar os desenhos. São produzidos em muitos países, mas é na Indonésia que atingem maior expressão.

Ikat. Museu do Oriente ensina técnica ancestral indonésia
Notícias ao Minuto

21:30 - 20/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Museu do Oriente

O Museu do Oriente tem uma proposta interessante para si. Tinturaria, tecelagem e urdidura de teias são alguns dos conceitos que irão ser esclarecidos no workshop de iniciação às técnicas de Ikat, que se realiza em quatro sessões, nos primeiros fins-de-semana de fevereiro.

"Nos dias 1, 2, 8 e 9, os participantes vão aprender técnicas de tinturaria e tecelagem, começando por urdir teias nas quais vão realizar reservas para isolar a entrada da cor, criando os efeitos característicos do Ikat. Depois de tingir e montar as teias nos teares, vão aprender a tecer e surpreender-se com os efeitos resultantes desta técnica. No final do workshop, cada participante levará para casa uma pequena peça com o resultado do seu trabalho", garante o Museu.

De acordo com a organização, durante milhares de anos, o Ikat, uma das técnicas decorativas mais comuns existente também nos tais futus timorenses, foi um elemento central da cultura austronésia, funcionando como um meio de comunicação e linguagem, transmitindo valores e normas, sentido de pertença, diferenciando classes sociais, testemunhando fenómenos de interculturalidade, de significados, associações, carga simbólica e mitos de origem, materializados nos padrões decorativos, nas cores usadas e na ordem da sua aplicação. Grande parte destes panos, tecidos pelas mulheres de uma linhagem, era guardado, sendo considerado património dessa linhagem e necessário para as trocas rituais em cerimónias de aliança, casamento, nascimento e morte.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório