Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

'Não consigo emagrecer. Será da tiroide?' Seis sintomas e diagnóstico

O hipotiroidismo define-se pela quantidade diminuta de hormonas que a tiroide produz e como tal o peso aumenta. A boa notícia é que há tratamento.

'Não consigo emagrecer. Será da tiroide?' Seis sintomas e diagnóstico
Notícias ao Minuto

10:00 - 17/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Hipotiroidismo

A tiroide é uma pequena glândula em forma de borboleta que se encontra à frente da traqueia, na parte anterior do pescoço, explica o hospital CUF. Uma das suas principais funções da glândula consiste na regulação do metabolismo do organismo (o processo que transforma os alimentos em energia) o que influencia todos os sistemas e órgãos do corpo humano. Quando algo afeta o seu funcionamento, são vários os sintomas que poderá sentir, incluindo oscilações do peso. Mas, será que é esta condição que está por trás daqueles quilinhos a mais que teimam em não desaparecer?

Embora este problema possa afetar tanto homens como mulheres, é mais comum no sexo feminino, especialmente após os 60 anos.

Os sintomas a ter em atenção

Alguns sintomas de hipotiroidismo, segundo a CUF assemelham-se aos de outras doenças e desenvolvem-se lentamente pelo que muitas vezes passam despercebidos. 

Todavia, se notar alguns deste sinais de alarme deverá consultar um médico:

- Cansaço;

- Aumento do peso;

- Depressão;

- Sensibilidade ao frio;

- Pele e cabelo secos;

- Dores musculares.

Por que ocorre um aumento do peso?

A CUF explica que a tiroide envia para a corrente sanguínea hormonas que ajudam o metabolismo a funcionar adequadamente. Quando não são produzidas na quantidade suficiente, o metabolismo torna-se mais lento, levando o corpo a acumular água e sal, o que provoca inchaço, e uma capacidade menor de converter calorias em energia, o que faz com que sejam armazenadas no organismo na forma de gordura.

O diagnóstico

O médico irá requisitar análises ao sangue, que irão avaliar os níveis da hormona estimulante da tiroide (TSH), uma hormona que regula o seu funcionamento e os níveis de T3 e T4. Poderão ser ainda necessários exames de imagem - como a ecografia - e biópsias, sobretudo se existirem nódulos na glândula.

Tratamento

O hipotiroidismo pode ser tratado com sucesso através da toma diária de comprimidos que repõem as hormonas na quantidade adequada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório