De acordo com um artigo divulgado pela CUF, cafeína é uma substância altamente estimulante do sistema nervoso central, aumentando os níveis de energia, o foco, estado de vigília e capacidade de concentração, o que explica o hábito de muitos de nós não dispensar uma chávena de café pouco depois de acordarmos.
Todavia, o consumo de cafeína exige moderação, já que em excesso pode acarretar efeitos menos positivos no organismo, como nervosismo, inquietação, ansiedade, insónias, batimento cardíaco acelerado, dores de estômago, pressão alta, tremores e homocisteína (fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares).
Sensibilidade à cafeína
Segundo a Mayo Clinic, a nível geral, e tratando-se de adultos saudáveis, ingerir entre 200mg a 300mg de cafeína diariamente pode ser benéfico para a saúde - o que equivale a beber dois ou três cafés.
Contudo, a sensibilidade à cafeína varia de pessoa para pessoa, reporta a CUF, e pode estar relacionada a fatores como o peso, toma de determinados medicamentos ou existência de doenças. Maia ainda, quem não costuma beber café com frequência ou outras bebidas que contenham cafeína tendem a ser mais sensíveis aos efeitos da cafeína.
Atenção ao chocolate!
A presença de cafeína excede o café. Apesar de muitos não estarem a par a substância existe naturalmente no cacau e, quanto mais escuro for o chocolate, mais elevado é o seu teor de cafeína. Tenha ainda em atenção os doces, bolos, gelados e sobremesas de café ou chocolate.
Bebidas energéticas, chá e refrigerantes
As bebidas energéticas contêm cafeína, tal como os refrigerantes, o chá preto e verde. Alguns suplementos nutricionais e certos fármacos também incluem cafeína na sua composição. Preste atenção aos rótulos.
Estão a consumir cafeína em excesso?
A CUF recomenda que se sente dificuldade em dormir ou ansiedade deverá fazer uma estimativa diária da cafeína que está a ingerir e, se necessário, reduza a ingestão desta substância.
Ainda assim, o consumo de cafeína deve ser gradual já que a privação repentina pode provocar mudanças súbitas no humor e stress. Inicialmente, substitua o café diário por descafeinado (contém cafeína numa dose bastante menor do que o café) ou chá, que contém cerca de metade do teor de cafeína que tem o café.