Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Comece o ano com boas leituras. As propostas infantojuvenis

Propostas Booksmile e Fábula.

Comece o ano com boas leituras. As propostas infantojuvenis
Notícias ao Minuto

17:30 - 06/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Livros

No início de 2020, a Booksmile continua a apostar nas coleções nacionais de maior sucesso entre os jovens leitores. Ao longo do primeiro semestre sairão vários novos títulos de 'O Bando das Cavernas', de Nuno Caravela, e 'O Clube dos Cientistas', de Maria Francisca Macedo. Coleções internacionais de grande êxito terão também novos títulos: 'Max Einstein', 'Tom Gates', 'Escola', 'O Mundo da Carlota'. 'Génios', uma série sobre figuras de relevo em várias áreas, terá novos volumes dedicados a Coco Chanel, Maria Montessori, Charles Darwin, Marie Curie, Stephen Hawking e Frida Kahlo.

Segundo a Booksmile, março é um mês recheado de novidades de autores nacionais. Na coleção 'Educação' para a 'Saúd'e, é lançado 'O Livro do Cérebro', de Ana Rita Fonseca e Patrícia Correia, duas especialistas em neurociências, que descodifica o funcionamento deste órgão incrível; e 'A Morte Explicada aos mais Novos', do Dr. Manuel Mendes da Silva, um livro necessário de apoio a pais e educadores. Noutro género, o do álbum ilustrado, 'A Aranha Antonieta' e o 'AEIOU' é o título de estreia de uma nova autora e ilustradora portuguesa, Vanessa Namora Caeiro.

O destaque de maio vai para 'Período', da educadora menstrual Patrícia Lemos, fundadora do Círculo Perfeito, um livro que pretende desmistificar algumas velhas crenças que ainda persistem em torno do ciclo menstrual e ajudar as jovens a conhecerem melhor o seu corpo.

Em junho chega 'Sportopédia: O Mundo do Desporto', um guia de mais de 60 desportos populares em todo o mundo.

Mas não é só. Fábula publica, na coleção 'Tesouros da Literatura', 'As Meninas Exemplares', da Condessa de Ségur (fevereiro) e 'A Cidade e as Serras', de Eça Queirós (maio). A coleção 'Estrelas da Literatura' ganha novos títulos em fevereiro e março: 'Patina', o segundo de uma série dedicada à superação através do desporto, do norte-americano Jason Reynolds; e 'Em Breve', de Morris Gleitzman, o quarto de uma série em torno da vida de Félix, um órfão no tempo da II Guerra Mundial. A coleção 'Pequenos Livros Sobre Grandes Pessoas' cresce com Marie Curie e Stephen Hawking.

Nos álbuns ilustrados, chega logo em janeiro 'À Procura de Ontem', de Alison Jay, a história de um menino que deseja regressar ao dia mais feliz de sempre, e do avô que lhe mostra a importância de viver as alegrias de cada novo dia. A tradução é de Luísa Costa Gomes. Em fevereiro, 'Olá, Farol', de Sophie Blackall, Vencedor da Medalha Caldecott de 2019, é uma história nostálgica e sensível que acompanha a vida de um faroleiro e da sua família ao longo do tempo.

'O Jaime É uma Sereia', a aclamada obra de estreia de Jessica Love, chega às livrarias em março. A história de um menino muito amado pela sua avó, que celebra a diferença e a aceitação, recebeu vários prémios e inúmeros louvores, incluindo o prestigiado Prémio Opera Prima de Bolonha em 2019. Da ilustradora israelita Einat Tsarfati será publicado 'Os Vizinhos', a deliciosa viagem de uma menina pelo prédio de apartamentos onde vive. Na não-ficção, 'Incrível Evolução' conta a viagem da vida desde há 3800 milhões de anos.

Em 'Florette', de Anna Walker, uma menina muda do campo para a cidade. Sente-se triste e sozinha, com saudades do seu antigo jardim, até que descobre um sítio maravilhoso mesmo no centro da cidade. Uma celebração da amizade, da resiliência e do amor pela natureza, chega às livrarias em abril.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório