Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Tratamento contra a demência funciona em ratos e será testado em humanos

Cientistas esperam realizar testes clínicos em seres humanos já em 2022.

Tratamento contra a demência funciona em ratos e será testado em humanos
Notícias ao Minuto

12:00 - 06/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Demência e Alzheimer

Uma vacina que previne a demência foi administrada com sucesso em ratos, de acordo com um estudo recente publicado no periódico científico Alzheimer’s Research & Therapy. Os especialistas esperam agora que os testes clínicos do fármaco comecem dentro dos próximos dois anos.

Os investigadores pretendem criar um tratamento capaz de remover do cérebro os aminoácidos conhecidos como placas beta-amiloides, e capaz de neutralizar as proteínas tau hiperfosforilada nos neurónios. Substâncias essas que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de vários tipos de demência.

Para efeitos da pesquisa, a vacina foi testada em ratos que padeciam de doenças relacionadas à presença de placas beta-amiloides e da tau. "Em conjunto, essas descobertas justificam o desenvolvimento dessa estratégia de vacinação dupla, que é baseada na tecnologia, para que realizemos os testes finais de prevenção da doença de Alzheimer humana", disseram os principais autores do estudo, Anahit Ghochikyan e Mathew Blurton-Jones, num comunicado divulgado à imprensa. 

O investigador Nikolai Petrovsky explicou: "visamos cobrir todas as bases e superar os obstáculos anteriores na busca de uma terapia para diminuir a acumulação das tau e das beta-amiloides e assim atrasar a progressão do Alzheimer".

Os especialistas têm esperanças de que o sucesso nos testes com roedores seja um indicador positivo no sucesso de testes clínicos em humanos, que devem começar brevemente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório