Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Beber este número de cafés por dia previne aumento de peso

Boas notícias se não consegue parar de comer o que não deve neste período de festas... beber quatro chávenas de café diariamente pode evitar que ganhe peso, garantem cientistas.

Beber este número de cafés por dia previne aumento de peso
Notícias ao Minuto

10:00 - 30/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Café e perda de peso

A cafeína foi identificada como tendo o poder de diminuir a capacidade de absorção de gordura em 22% e de reduzir as chances de ganho de peso em 16%, segundo um estudo realizado por investigadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Na pesquisa realizada em ratos, os cientistas concluíram que a cafeína limita o aumento de peso e a produção de colesterol, apesar do consumo de uma dieta rica em gorduras e açúcar.

Os ratos foram alimentados com uma dieta rica em hidratos de carbono - 40% à base de carboidratos e 15% rica em proteína durante quatro semanas.

Os investigadores também alimentaram os roedores com chá mate, uma bebida estimulante feita à base de ervas típica da América do Sul, rica em fitoquímicos, flavonóides e aminoácidos.

A quantidade de cafeína por dose no chá mate varia entre os 65 e os 130 miligramas, comparativamente a 30 a 300 miligramas de cafeína presentes numa chávena de café, de acordo com o estudo.

Decréscimo nos níveis de células gordas

Adicionalmente, os cientistas administraram ainda aos animais cafeína sintética e cafeína extraída do café.

E concluíram que independentemente da fonte, a cafeína teve a capacidade de diminuir a acumulação de lípidos nas células gordas entre 20 a 41%.

No final da experiência, a equipa afirmou que a quantidade de gordura corporal nos ratos que haviam consumido cafeína comparativamente àqueles que não tinham sido alimentados com a substância “diferia significativamente”.

O estudo, publicado no periódico científico The Journal of Function Foods, conclui que as bebidas analisadas “podem ser consideradas agentes anti-obesidade”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório