Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Café solúvel ou café expresso? Nutricionista explica as diferenças

Seja ele expresso ou solúvel, o consumo de café deve ser limitado a 2 a 3 cafés normais por dia, em adultos saudáveis.

Café solúvel ou café expresso? Nutricionista explica as diferenças
Notícias ao Minuto

18:55 - 18/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Café

O café é uma das bebidas mais populares do mundo. Seja pelo sabor, pela fragância ou para aguentar bem o dia. Muitos são os benefícios do consumo regular de café:

  • Melhora o seu estado de espírito e diminui o estado depressivo;
  • Diminui o risco de aparecimento de diabetes tipo 2 e de doenças como demência, Alzheimer ou Parkinson;
  • Melhora drasticamente a performance física;
  • Melhora os níveis de energia;
  • Contribui para a queima de gordura;
  • Possui nutrientes essenciais ao organismo, especialmente antioxidantes;
  • Contribui para o bom funcionamento do fígado;
  • Previne o envelhecimento precoce.

Mas será que existem diferenças entre consumir um expresso e um café solúvel?

De acordo com a nutricionista da Clínica Tejo Saúde, parceira Fitness Hut, Catarina Sofia Correia, o café expresso é feito a partir de uma moagem muito fina. A bebida é tirada à pressão através de uma máquina com água quente. O café solúvel é um tipo de café feito a partir de extrato de grãos de café moídos, os quais se dissolvem quando adicionados à água. Para além de ser mais prático, mais barato e mais rápido do que um café expresso, diversos estudos indicam que o café solúvel difere também em:

  • Quantidade de cafeína: O café solúvel contém um pouco menos cafeína do que o café comum. Uma chávena com uma colher de chá de café solúvel chega a conter 30 a 90mg de cafeína, enquanto que a mesma quantidade de café comum contém 70 a 140mg. Como a sensibilidade à cafeína difere de pessoa para pessoa, o café solúvel poderá ser uma melhor escolha para aqueles que são mais sensíveis.
  • Quantidade de acrilamida: A acrilamida é uma substância química potencialmente nociva que se forma quando os grãos de café são torrados. Estudos indicam que o café solúvel pode conter até duas vezes mais acrilamida do que o café torrado na hora. Uma exposição exagerada a esta substância pode danificar o sistema nervoso e aumentar o risco de aparecimento de cancro. No entanto a exposição de acrilamida através do consumo de café não é suficiente para ser prejudicial ao organismo, pelo que o seu consumo deve ser regular de forma a aproveitar todos os seus benefícios anteriormente referidos.

Para concluir, o consumo de café (seja ele expresso ou solúvel) deve ser limitado a 2 a 3 cafés normais por dia, em adultos saudáveis. Diversos estudos indicam que os momentos mais adequados para o consumir são entre as 9h30-11h30 e as 13h30-17h, ou seja, após os picos de produção de cortisol (uma hormona relacionada com a regulação do ciclo circadiano e com a manutenção do estado de alerta) de forma a evitar a tolerância à cafeína.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório