Parece disparatado e sim, é verdadeiramente disparatado e ao mesmo tempo bizarro! Há mortes cujas causas são tão banais que provavelmente nem acredita. Mas, são verdadeiras e como tal deve ter cuidado. O facto é que a morte é certa e tudo pode acontecer, mas não custa nada precaver-se.
Eis algumas das mais comuns e inusitadas causas de morte de acordo com a publicação Mega Curioso:
Aneurismas cerebrais
O aneurisma cerebral, que é uma dilatação de uma parte de um vaso, pode matar até os mais saudáveis numa questão de segundos. Afeta 2% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Não usar capacete
Um número considerável de mortes de esqui e bicicleta envolve pessoas sem capacetes. Um estudo sobre segurança no trânsito divulgado pela OMS em 2009 revela que usar capacete corretamente reduz em até 40% o risco de morte e em até 70% a probabilidade de sofrer ferimentos graves na cabeça num acidente rodoviário.
Atravessar a rua
Atravessar a rua sem olhar é uma das causas mais comuns de mortalidade em todo o mundo.
Mergulhar na extremidade rasa
Verifique sempre a profundidade do local - piscina, mar, lago ou rio - onde irá mergulhar. Não são nada raros os casos de morte devido aos indivíduos baterem com a cabeça no fundo.
Cachecol longo e um carro
Pense bem nesta combinação aparentemente inocente. E agora recorde-se do caso da bailarina Isadora Duncan que morreu num acidente de carro descapotável a 14 de setembro de 1927, quando a sua echarpe ficou presa numa das rodas, estrangulando-a e tendo o seu corpo sido arremessado para fora do carro.
Escadas
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (agência governamental norte-americana), as quedas permanecem como uma das principais causas de morte e as escadas estão envolvidas em mais da metade delas.
Doses extra de medicação
Tenha cuidado, mesmo com medicamentos sem receita médica. Alguns deles têm uma diferença muito pequena entre a dose efetiva e a dose letal.
Engasgar-se
Sobretudo se viver sozinho, aprenda a fazer a manobra de Heimlich utilizando apenas uma cadeira. A manobra consiste em empurrar o corpo na altura acima do estômago contra uma cadeira.