Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

O tipo de exercício que reduz em 27% risco de morte prematura

Correr diminui risco de morte precoce.

O tipo de exercício que reduz em 27% risco de morte prematura
Notícias ao Minuto

10:00 - 26/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Exercício e longevidade

Uma nova pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine confirma que correr não só faz bem à saúde como um todo, como diminui o risco de morte prematura em 27%. 

No estudo, os investigadores selecionaram mais de 230 mil participantes, cuja saúde foi monitorizada entre 5,5 até 35 anos.

Os cientistas descobriram que praticamente qualquer quantidade de corrida — uma média de menos de 50 minutos por semana — faz com que o risco de morte prematura diminua em até 27%. Mais ainda, a probabilidade de um corredor desenvolver doenças cardiovasculares é 30% menor do que no caso dos sedentários. Sem contar os riscos de diferentes tipos de cancro, que decrescem em 23%. 

Praticar o desporto apenas uma vez por semana por menos de 50 minutos — ou a menos de 10 km/h — oferece os mesmos benefícios de quem pratica mais vezes. Quem o afirmou foi Željko Pedišić, professor associado do Institute‌ ‌for‌ ‌Health‌ ‌and‌ ‌Sport na Victoria‌ ‌University em ‌Melbourne, na Austrália. 

Correr diminui risco de morte prematura: conclusões

Isso não quer dizer que se já corre mais do que isso deve reduzir a frequência. Pedišić explica: "o estudo apenas não encontrou evidências de que os benefícios aumentam com maiores quantidades de corrida". 

“Parece bastante encorajador para aqueles que não têm muito tempo para treinar. Mas, de forma alguma, o estudo pretende desencorajar aqueles que correm mais”, disse Pedišić à Runner’s World US.

Embora a pesquisa tenha encontrado uma relação entre a corrida e benefícios para o corpo — e não uma causa direta e objetiva — existem inúmeras razões pelas quais deve investir no desporto. “Incluindo menor risco de pressão alta, colesterol, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e cancro”, concluiu Pedišić.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório