Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Seis dicas para uma boa saúde respiratória neste inverno

Com os termómetros a baixar e os níveis de humidade a subir, chega a época das infecções respiratórias e alérgicas, os ambientes saturados e propensos à propagação de vírus.

Seis dicas para uma boa saúde respiratória neste inverno
Notícias ao Minuto

12:15 - 20/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde pulmonar

Para minimizar o impacto destes fenómenos na nossa qualidade de vida, a Artilin Respirae da CIN deixa seis dicas para uma boa saúde respiratória:

1. Humidade do ar – a utilização de ar condicionado tende a secar o nariz, alterando o sistema de defesa e facilitando infecções respiratórias e crises alérgicas. É, por isso, aconselhável utilizar um humidificador ou, pelo menos, colocar uma bacia com água na divisão, para manter o nível de humidade adequado.

2. Hidratação – no Inverno, é comum as pessoas consumirem menor quantidade de água, já que o frio não suscita tanta sede. No entanto, mesmo com o clima frio, é necessário consumir pelo menos 2 litros de água por dia. A água contribui para a hidratação dos tecidos das narinas e alivia os problemas causados pelo ar seco.

3. Ventilação – é bom evitar lugares muito aglomerados e com pouca circulação de ar, já que ambientes fechados aumentam a proliferação de doenças. Sempre que possível, mantenha as janelas abertas.

4. Poluição do ar interior – mantenha os espaços onde passa mais tempo, como a sua casa ou o seu local de trabalho, limpos e arejados. Evite apontamentos de decoração como alcatifas e purifique o ar interior com a adopção de plantas e materiais de construção purificadores do ar como Artilin Respirae, a primeira tinta acetinada para paredes interiores com uma tecnologia capaz de absorver odores domésticos (provenientes por exemplo do tabaco, de cozinhados, de animais de estimação, etc.) e até 80% de poluentes do ar interior, como o formaldeído libertado por materiais de construção, mobiliário, itens de decoração ou material electrónico, e que são causadores de alergias, asma, irritação do nariz e olhos, rinites e enxaquecas.

5. Limpeza do ar condicionado – a manutenção correta dos aparelhos de ar condicionado é essencial na prevenção de infecções respiratórias. A limpeza periódica do aparelho evita a propagação de poluentes, fungos, vírus e bactérias.

6. Vacinas – manter as vacinas em dia ajuda a afastar infecções respiratórias, sobretudo em grupos de risco, como crianças e idosos.

Por ser uma tinta funcional que absorve odores e purifica o ar, Artilin Respirae é particularmente indicada para creches, jardins de infância, escolas, hospitais, lares, etc., locais frequentados por utilizadores mais frágeis e sensíveis a este tipo de agressões. Nesse sentido, a CIN marcou o seu lançamento com a doação de tinta Artilin Respirae para pintar três instituições de apoio a crianças: a Fundação ‘O Século’, a Ajuda de Berço e a Fundação do Gil.

Notícias ao Minuto© CIN

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório