Um programa noticioso do canal norte-americano NBC afirma que a Dieta da Banana Matinal ou Dieta da Banana da Manhã ('Morning Banana Diet') além de já ser sensação no Japão está agora a tornar-se extremamente popular na cidade de Nova Iorque, nos EUA.
Em direto para o programa foram entrevistadas várias mulheres, as quais afirmaram que já haviam conseguido perder 5 kg com a dita dieta da moda; enquanto que outras admitiram já terem perdido 10 kg, realizando adicionalmente a prática de exercício físico moderado (entre duas a três vezes por semana).
Como fazer a Dieta da Banana Matinal? Saiba como perder peso a comer bananas:
- Beba um grande copo de água à temperatura ambiente e de seguida coma duas bananas ao pequeno-almoço;
- Depois coma o que quiser ao almoço ou ao jantar (mas sem sobremesa);
- Evite os snacks;
- Coma apenas um doce por dia, a meio da tarde.
- Não coma mais nada depois das 20h;
- Vá dormir no máximo à meia-noite;
- Não necessita de realizar exercício físico, mas se fizer a prática deve ser moderada.
A Dieta da Banana Matinal funciona (e é segura)?
De acordo com Lisa Drayer, autora do livro 'The Beauty Diet', em declarações à NBC não é possível afirmar que a adição da banana na dieta tenha 'superpoderes'. Contudo como se trata de um alimento nutritivo, é sim uma fruta que deve fazer parte de qualquer regime alimentar, incluindo aqueles de restrição calórica.
Segundo a especialista a dieta pode funcionar porque as bananas são ricas em fibras e vitaminas e com poucas calorias. A fruta é ainda uma excelente alternativa comparativamente a cereais açucarados ou ao pão branco barrado por exemplo com manteiga ou geleias.
Outros afirmam que o amido resistente da banana também pode ter um efeito positivo na dieta, já que não é digerido pelo intestino delgado, gerando substâncias saudáveis quando chega ao intestino grosso.
Já outros sublinham que é óbvio que a dieta da banana pode emagrecer, já que devido ao seu alto teor de fibras também é extremamente saciante, o que por sua vez ajuda a evitar o consumo de alimentos pouco saudáveis durante o dia, doces após as refeições e não permite a ingestão de alimentos depois das 20h, medidas que naturalmente causam uma redução significativa na ingestão de calorias.