Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Aproveite as 'sobras' da Consoada com as receitas de conhecidos chef's

Ljubomir Stanisic, Carlos Madeira, Pedro Gaspar, Rui Rebelo e Constança Cordeiro foram desafiados pela Too Good To Go e sugerem receitas simples com excedentes da consoada.

Aproveite as 'sobras' da Consoada com as receitas de conhecidos chef's
Notícias ao Minuto

12:00 - 18/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Natal

Quer queiramos quer não, a época é feita de excessos. E a verdade é que há sobras com fartura do banquete em família. Mas este Natal, a Too Good To Go, aplicação que combate o desperdício alimentar, junta-se a grandes nomes da cozinha portuguesa e internacional para levar os portugueses a ter um consumo mais consciente e sustentável.

Em sete receitas publicadas pela Too Good To (disponíveis online no site da app), chefs de cozinha dão a conhecer os melhores pratos para aproveitar os excedentes da consoada. “Seja bacalhau ou peru, os jantares e almoços de Natal são sempre marcados por uma variedade de pratos e sobremesas que enchem a mesa. No entanto, o desafio com que muitos se deparam nesta época são as quantidades, havendo sempre muitas sobras nesta altura do ano. Como tal, para evitar que a comida seja deitada fora, juntámo-nos a especialistas para dar uma nova vida aos alimentos e transformar os excedentes dos pratos tradicionais de Natal em pratos incríveis para serem consumidos nos dias seguintes”, explica Madalena Rugeroni, responsável pela Too Good To Go em Portugal em comunicado.

O reconhecido chef Ljubomir Stanisic, do restaurante 100 Maneiras e Bistro 100 Maneiras, sugere 'Bolinhas de Bacalhau com Aioli', uma receita original do seu livro 'Bistromania – No Bistro como em Casa', onde o bacalhau cozido é a estrela. Com esta receita, o chef Ljubomir mostra como é possível dar uma nova vida, cheia de sabor, aos excedentes alimentares.

Já o chef Carlos Madeira, Chef Executivo da Gallo e presidente da Associação de Cozinheiros Profissionais, usa todos os legumes restantes, a couve e o bacalhau da consoada para sugerir uma receita simples a que chama 'Bacalhau do dia seguinte'. Sem esquecer o peru, principalmente as partes mais secas, sugere ainda uma receita de 'Empada de dia de Natal' que dá uma nova forma ao tradicional alimento.

Por sua vez, 'Gratinado de Sobras do Peru' é a receita sugerida pelo Chef Pedro Gaspar, subchef da Gallo, que aproveita as sobras do peru assado que são esquecidas no frio, as batatas do assado e as verduras cozidas que as crianças nunca querem comer.

Já o chef Rui Rebelo, do restaurante Oficina do Duque, sugere também uma receita de 'Torrada de Peru, Nabo, Ovo e Couve-Galega' para uma refeição mais leve que aproveita não só o peru de natal, mas também os legumes da véspera.

Por fim, a bartender Constança Cordeiro, responsável pelo bar Toca da Raposa, leva a criatividade ao limite para transformar a sobremesa mais tradicional do Natal num cocktail a que chama 'Rum de Bolo Rei'. Feito com o restante Bolo Rei tostado, esta bebida junta o sabor do bolo e dos frutos cristalizados ao sabor delicado do rum, numa combinação inimaginável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório