Entretanto, de acordo com Christian Cotroneo, do site Mother Nature Network, os cientistas não sabem explicar muito bem o motivo das pessoas falarem enquanto dormem — e afirmam que, pelo menos tecnicamente, esse distúrbio não deveria acontecer, uma vez que, durante o sono, essa função deveria estar 'desligada'. Mas ainda assim existem teorias sobre o que desencadeia o falatório noturno...
Blá, blá, blá
Segundo Christian, durante o sono, quando sonhamos, os neurónios entram em atividade, e o cérebro consequentemente envia diversas ordens ao corpo, quase como acontece quando ainda estamos acordados.
Contudo, como os músculos que funcionam de forma voluntária são 'desativados' ao entrarmos na fase do sono conhecida como REM (considerado o sono profundo), o corpo permanece quieto e em repouso. Aliás, esse mecanismo é super importante, já que evita que realizemos os mesmos movimentos que estaríamos a fazer nos nossos sonhos — colocando potencialmente a nossa vida e a de outros em risco.
Todavia, pode acontecer que os músculos que se movimentam de forma voluntária não estejam paralisados como deveriam. Então, de acordo com os cientistas, é nesse momento que os dorminhocos podem apresentar o sonilóquio — assim como outros distúrbios do sono, como contrações, sonambulismo e terrores noturnos.
Se é um desses tagarelas noturnos ou conhece alguém que apresenta esse quadro, não se preocupe, pois, conforme já foi mencionado, falar durante o sono é um distúrbio benigno, e, no fundo, é apenas um incómodo para aqueles que dormem no mesmo quarto com alguém que adora um boa conversa fora de horas...