Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Disney alerta: Novo filme de 'Star Wars' pode causar crises de epilepsia

A Fundação da Disney deu conselhos aos fãs com epilepsia fotossensível que pretendem ver o novo filme 'Star Wars: A Ascensão Skywalker'.

Disney alerta: Novo filme de 'Star Wars' pode causar crises de epilepsia
Notícias ao Minuto

11:00 - 16/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Guerra das Estrelas e epilepsia

Com estreia marcada para o próximo dia 19 de de dezembro, o filme 'Star Wars: A Ascensão Skywalker' está a ser ansiosamente aguardada pelos fãs. Todavia, alguns espetadores devem ter em atenção, que a longa metragem contém várias sequências com imagens e luzes intermitentes que podem afetar pessoas com epilepsia fotossensível.

O alerta foi feito pela Walt Disney Studios, responsável pelo filme, em parceria com a Epilepsy Foundation, organização que divulga informações sobre a doença. “Agradecemos à Disney por entrar em contato connosco e fornecer proativamente informações aos cinemas e espetadores antes do lançamento do filme”, diz comunicado lançado pela fundação.

E a questão é realmente preocupante: segundo a Epilepsy Foundation, a exposição a luzes piscantes em determinadas intensidades ou em certos padrões visuais pode desencadear convulsões em 3% das pessoas com epilepsia. A condição, conhecida como epilepsia fotossensível, é mais comum em crianças e adolescentes.

A fundação também dá alguns conselhos para pessoas que são sensíveis à luz e querem ver o filme. Desde pedir a um amigo para ir primeiro ao cinema e assim avisar com antecedência o doente sobre as cenas em que tal ocorre. Outra opção é ir acompanhado por alguém que possa avisar quando as cenas com luzes intermitentes tiverem terminado – assim, quem for sensível pode fechar os olhos nesses momentos.  

Nesses casos, também é importante ensinar o acompanhante sobre primeiros socorros em casos de convulsão, como manter a pessoa longe de objetos perigosos e tentar acalmá-la. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório