Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Técnica com 100% de precisão deteta cancro da próstata através da urina

Desenvolvida por investigadores da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, a técnica pode ser mais simples e substituir o exame de toque.

Técnica com 100% de precisão deteta cancro da próstata através da urina
Notícias ao Minuto

13:00 - 10/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Diagnóstico do cancro da próstata

Cientistas brasileiros criaram um novo método capaz de detectar o cancro da próstata por meio da urina. Além de ser mais simples, a técnica permite avaliar a agressividade do tumor maligno - ou seja, a gravidade em que este se encontra e qual o tratamento mais indicado.

Os investigadores almejam agora realizar novos testes com voluntários de perfis distintos aos estudados até agora. A pretensão é de que, se validada, a descoberta possa fornecer um diagnóstico mais preciso, barato e menos invasivo.

A pesquisa foi realizada por cientistas do Laboratório de Investigação Médica da Disciplina de Urologia (LIM 55) da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), em parceria com o ICB (Instituto de Ciências Biomédicas) da USP.

Iniciado em 2014, o estudo contou com 12 pacientes avaliados, sendo que metade padeciam do tumor e a outra metade com um tumor benigno.

A partir de espectrometria de massa (método que mede a massa e a estrutura das moléculas) na urina, foi observado que a urina pode apresentar substâncias que indicam processos químicos ligados ao desenvolvimento de tumores na próstata.

Pacientes que tinham 56 glicoproteínas nas amostras, que é um tipo de proteína associada a hidratos de carbono, apresentaram cancro da próstata. O resultado obtido teve 100% de precisão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório