O inchaço abdominal pode estar associado a distúrbios graves da função gastrointestinal, mas na maioria das vezes é causado por um ou mais alimentos.
Uma dieta equilibrada requer cerca de 25 a 38 gramas de fibras por dia, no entanto, se as quantidades forem superiores a 50 gramas diárias, podem aumentar a distensão abdominal e resultar em flatulência excessiva.
É mais que sabido que alimentos como o feijão, a cerveja, os refrigerantes e os produtos lácteos são causadores de inchaço abdominal, mas nem todos os alimentos são óbvios.
Vejamos:
- Pastilhas elásticas: Por terem açúcares de álcool (polióis), substituto de açúcar utilizado em produtos light ou pastilhas elásticas, provocam inchaço abdominal.
- Cebola: Por conterem polímeros de frutose - fibras solúveis -, incluídos no grupo dos FODMAP, podem ser responsáveis pelo inchaço abdominal em algumas pessoas.
- Brócolos: Estes podem ser alimentos que causam inchaço abdominal devido ao teor de FODMAP (carboidratos).
- Alho: Assim como a cebola, o algo também é rico em frutanos.
- Lentilhas: Tal como o feijão, as lentilhas pertencem ao grupo das leguminosas, apresentando características nutricionais muito semelhantes como o teor em fibra que causa inchaço abdominal.