Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Mulher desenvolve infecção cerebral após limpar ouvidos com cotonetes

Ao contrário da crença popular, os cotonetes não são o objeto ideal para limpar o interior do ouvido.

Mulher desenvolve infecção cerebral após limpar ouvidos com cotonetes
Notícias ao Minuto

15:00 - 06/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle O perigo dos cotonetes

Uma australiana de 37 anos desenvolveu uma infecção no cérebro por limpar os ouvidos com cotonetes. Identificada como Jasmine, a mulher relatou ao That's Life! que limpava a parte interna da orelha diariamente, até começar a ter problemas de audição no órgão esquerdo.

Jasmine procurou um médico, que a diagnosticou com uma infecção leve e receitou antibióticos. Embora tenha feito o tratamento, os sintomas continuaram e a paciente notou sangue que lhe saía sangue do ouvido durante as limpezas diárias que realizava ao órgão.

Após realizar um teste de audição que a diagnosticou com surdez moderada, a australiana foi encaminhada para um especialista em ouvidos, nariz e garganta. Foi só após a realização de vários exames que o profissional detectou a real causa do problema: uma infecção bacteriana que estava a corroer o osso do crânio de Jasmine.

"Devia ter vindo cá há quatro ou cinco anos", disse o especialista, de acordo com a paciente. A mulher foi então submetida a uma cirurgia de cinco horas para remover o tecido infectado e reconstruir o canal auditivo. Segundo os cirurgiões, Jasmine tinha fibras de algodão alojadas no ouvido: "O algodão estava acumulado e purulento há cinco anos. O osso do crânio atrás da orelha estava fino como papel", disse a mulher.

O caso prova, segundo os especialistas médicos, que utilizar esses objetos para limpar os ouvidos não é uma boa ideia, embora a prática seja comum. De acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia, deve-se evitar colocar qualquer artefato dentro da orelha, incluindo items próprios para higienizar o órgão auditivo. Os cotonetes acabam por empurrar a cera de volta para o interior do ouvido e podem causar irritações ou até lesões. O correto é usá-los para limpar apenas a parte externa.

Felizmente, a cirurgia de Jasmine foi um sucesso e ficou curada da infecção, mas ainda assim ficou com perda auditiva permanente. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório