Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Por que não deve matar as aranhas que aparecem em casa

Entomologista explica os motivos para deixar o animal em paz.

Por que não deve matar as aranhas que aparecem em casa
Notícias ao Minuto

14:00 - 27/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Entomologista explica

Sim, leu bem - da próxima vez que vir uma aranha em sua casa não a mate. "Estes insetos são uma parte importante da natureza — assim como são organismos com direitos próprios", afirma Matt Betone, associado do programa de extensão em Entomologia na Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em declarações à revista The Conversation.

O especialista aponta que muitas aranhas podem ser encontradas em ambientes internos, por que ficaram presas acidentalmente ou são 'visitantes' temporárias. E que algumas espécies inclusive gostam dos grandes interiores, onde vivem felizes e se reproduzem. 

"Esses aracnídeos geralmente são discretos, e quase todos não são agressivos e nem perigosos. Eles ainda podem prestar serviços, como comer pestes (e até outras aranhas)", sublinha Betone. 

O entomologista e uma equipa de investigadores conduziu uma pesquisa em 50 residências que situadas no estado da Carolina do Norte, nos EUA, para descobrir quais artrópodes vivem sob os nossos tetos. Todas as casas que visitaram tinham aranhas; as espécies encontradas mais comuns foram as araneomorfas e as aranhas de pernas compridas.

"Ambas constroem teias com o intuito de capturar presas. As aranhas de pernas compridas podem sair para ir à procura de outras aranhas, fingindo que são presas e desta forma matar as suas 'irmãs'", explica o estudo. 

Embora sejam predadoras generalistas, aptas a comer tudo o que caçam, as aranhas em geral capturam pestes inconvenientes e até insetos que transmitem doenças, como os mosquitos. Inclusive, na África existe uma espécie de uma aranha saltadora que prefere comer mosquitos cheios de sangue. Portanto, matar uma aranha não só acaba com a vida do aracnídeo, mas também pode retirar um predador importante de dentro da sua casa. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório