Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Seis alimentos que limpam e desintoxicam o fígado

O fígado é um órgão extremamente importante e que necessita da sua atenção.

Seis alimentos que limpam e desintoxicam o fígado
Notícias ao Minuto

08:00 - 25/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Contra o fígado gordo

O fígado é o órgão responsável por sintetizar proteínas e lípidos, processar hormonas e desintoxicar o organismo. Contudo, também necessita de uma limpeza de vez em quando, para garantir um sono de qualidade, energia e equilíbrio hormonal e a queima adequada de gorduras.

Como consumimos substâncias nocivas diariamente, o fígado fica sobrecarregado com o passar do tempo. Sobretudo, pessoas qua consomem álcool com frequência acabam por sobrecarregar o órgão, que necessita de trabalhar duas vezes mais para quebrar a macromolécula em acetaldeído e para que a substância seja assim eliminada pelo corpo. Uma alimentação pouco ou nada saudável, rica em alimentos processados, açúcar, gorduras e substâncias industrializadas também acaba por oprimir o órgão.

Como tal, aposte nestes seis alimentos amigos do fígado, segundo a revista Casa & Jardim, que o ajudaram a fazer um detox completo:

1. Beterraba - Rica em betaína, esta planta ajuda na hidratação das células e na substituição de sais inorgânicos, conforme uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no Brasil, em 2015. Além disso, o aminoácido contribui para a eliminação de toxinas e combate a inflamação.

2. Cúrcuma - potente anti-inflamatório por conta da curcumina, a cúrcuma ajuda na limpeza de radicais livres e metaboliza colesterol e estrogénio, a hormona feminina. 

3. Cardo mariano - é uma planta medicinal muito usada em suplementos, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que eliminam compostos poluentes no corpo.

4. Alimentos fermentados e probióticos - alimentos fermentados, como picles, possuem bactérias que promovem o equilíbrio e bom funcionamento do corpo como um todo. Probióticos como kefir e kombucha também têm a mesma ação

5. Extrato de dente de leão - com gosto amargo, esta planta ajuda na eficiência da bílis, que atua na digestão de gorduras e absorção de substâncias nutritivas ao passarem pelo intestino.

6. Abacate - a fruta contribui ativamente para a produção natural da glutationa, substância antioxidante.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório