Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

A cidade que dá cerveja e gelados grátis a quem anda de transportes

Andar de transportes públicos ou de bicicleta nunca foi tão gratificante.

A cidade que dá cerveja e gelados grátis a quem anda de transportes
Notícias ao Minuto

09:35 - 22/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Destinos ecológicos

A cidade de Bolonha, no norte da Itália, criou um sistema de recompensa para os cidadãos que usam bicicleta ou transporte público em vez de carro particular, com o intuito de reduzir a poluição provocada pela emissão de gases causadores do efeito estufa que têm cada vez mais impulsionado o aquecimento do planeta.

É assim, por meio da iniciativa, que muitos ciclistas recebem cervejas, gelados, bilhetes de cinema e outras 'prendas' em troca de viagens amigas do ambiente. 

Tudo é feito por meio de uma aplicação, a Bella Mossa, ou 'Bom Trabalho'.

Quem criou a ferramenta foi Marco Amadori, um urbanista que lançou a ideia no ano passado para tentar tornar os transportes ecologicamente sustentáveis e mais 'atraentes'.

"Pela primeira vez fomos capazes de envolver toda a população. Todos têm a possibilidade de trocar uma viagem de carro por uma de bicicleta ou de autocarro e receber uma recompensa", explicou Amadori a uma equipa da BBC que viajou para Bolonha

Como funciona

O sistema é simples. O utilizador descarrega a aplicação no telemóvel, regista as viagens que faz de transportes públicos ou de bicicleta e, de seguida, troca os pontos por produtos nos estabelecimentos que aderiram ao programa.

E sim, a app sabe se está a ser 'enganada'. Com um sistema de GPS, consegue rastrear a velocidade e a duração da viagem para perceber se estão de acordo com os selecionados na aplicação

Além disso, o sistema não recompensa a distância percorrida, mas a assiduidade.

Desta maneira, os pontos são obtidos por viagem, e não por quilómetros percorridos, para estimular os participantes a usarem o meio de transporte mais limpo o maior número de vezes possível.

Até quatro viagens podem ser registadas por vez pelo usuário.

No final do trajeto, a Bella Mossa mostra o quanto de CO2 (dióxido de carbono) - um dos gases que provoca o aquecimento global - deixou de ser emitido por terem escolhido o meio alternativo de locomoção.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório