Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

O leitor perguntou: Afinal, qual é a diferença entre sabão e sabonete?

É tudo uma questão de quimíca.

O leitor perguntou: Afinal, qual é a diferença entre sabão e sabonete?
Notícias ao Minuto

13:20 - 21/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Sabonete e sabão

A base para se produzir um sabonete é o sabão. A partir de uma reação química por hidrólise, composta por ácidos gordos ou azeites, mais uma base (hidróxido de sódio ou soda cáustica), teremos a produção do sal do ácido gordo empregado, mais glicerina, ou seja, sabão.

Para dissolver as gorduras, o sabão utiliza uma cadeia formada por uma espécie de base que atrai a sujidade (gordura), que até então não podia ser dissolvida, e que agora, é emulssionada em água. Podemos definir que o sabão é um produto bruto, mais alcalino e mais puro utilizado em limpezas 'pesadas' mais difíceis. Já o sabonete é um produto mais 'leve', mais suave, pouco cáustico, destinado a uso de higiene pessoal. Em geral, o sabão é então a matéria-prima para fabricação de sabonete. 

Na realidade tanto o sabão como o sabonete podem (e são) produzidos com a mesmas matérias-primas, o que vai diferenciar um do outro são as quantidades de cada reagente. 

Ou seja, o processo de saponificação consiste em misturar lipídos (ou substâncias 'gordas') que são óleos e gorduras com uma solução de soda cáustica a quente, pois o sabão contém um teor de álcalis maior do que o sabonete, o que significa que a quantidade de soda cáustica, barrilha ou bicarbonato é maior do que dos corpos gordos, o que confere um poder de limpeza maior ao sabão pois esses álcalis livres vão atacar profundamente a sujidade. 

Já o sabonete é o inverso do sabão, porque altas concentrações de álcalis podem agredir a pele e causar algum mal, principalmente para aqueles que sofrem de hipersensibilidade cutânea. Portanto, neste produto prevalece uma quantidade maior de óleos. Óleos, pergunta? É muito comum a adição de óleos nobres (como: óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de argão, entre outros tipos) em sabonetes já que essas substâncias serão responsáveis por proteger a derme do ataque de álcalis, além de trazer alguns benefícios pois cada óleo tem sua característica marcante.

Portanto na próxima vez que for utilizar um sabão ou um sabonete, saiba que foram adicionados a ambos diferentes aditivos ou para melhorar a limpeza ou para proteção e hidratação da pele, mesmo sendo fabricados a partir das mesmas matérias-primas. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório