Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

À beira de um ataque de nervos? Cinco dicas para um Natal tranquilo

As épocas festivas, como o Natal, são momentos propícios a maior stress gerado pela pressão social das compras, dos almoços e jantares, do próprio trânsito mais intensificado nos acessos circundantes às zonas comerciais.

À beira de um ataque de nervos? Cinco dicas para um Natal tranquilo
Notícias ao Minuto

22:45 - 19/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Preparativos de Natal

A pensar nisso, a Adecco lança algumas recomendações para um Natal mais tranquilo e para alcançar um melhor equilíbrio na sua vida.

Cinco maneiras de melhorar o seu 'life balance'

Existem várias maneiras pelas quais as empresas podem ajudar os funcionários a alcançar um melhor equilíbrio entre vida profissional e trabalho, ainda mais importante em épocas de balanço e reflexão como o Natal.

Estabeleça limites para horas extras: 

Trabalhar de 60 a 70 horas por semana não deve ser confundido com compromisso ou dedicação. Trabalhar além do horário normal de trabalho diário deve limitar-se a atividades ou projetos sensíveis ao tempo. Caso contrário, os funcionários poderão sofrer de burnout.

Introduzir o conceito de folga flexível paga: 

Algumas empresas norte-americanas introduziram o 'PTO' (payed time off). Parece assustador (e caro), certo? Curiosamente, nem todos os funcionários aproveitaram o benefício quando este foi introduzido nas suas empresas, por sentirem-se culpados por tirar uma folga. Por algo menos radical, pode valer a pena considerar um plano de folga "flexível" remunerado. A folga flexível remunerada dá aos funcionários mais voz na escolha do tipo de folga de que precisam e permite que as empresas atendam as necessidades de forças de trabalho cada vez mais diversas - nem todos comemoram os mesmos feriados religiosos, por exemplo.

Definir modelos de equilíbrio entre vida profissional e profissional: 

Incentive os seus gestores e diretores de equipas a liderar pelo exemplo. As suas ações durante o período de folga - como responder a e-mails ou convocar reuniões - afetarão as sugestões dos seus funcionários sobre o equilíbrio entre vida profissional e o que eles sentem que é esperado deles. Os funcionários que limitam chamadas e respostas por e-mail ou desligam completamente enquanto estão de férias ou nos seus fins de semana e tempos livres (dependendo do horário de trabalho acordado para a sua função) não devem ser culpabilizados por isso. Em vez disso, peça que criem sistemas de substituição eficazes para garantir assim que o trabalho não fica por fazer - permitindo assim que relaxem e desfrutem de uma boa saúde.

Crie um local de trabalho ideal para a família: 

Como pai ou mãe, as responsabilidades de cuidar dos filhos não param quando chega ao escritório, portanto, criar um ambiente de trabalho ideal para a família pode ser uma grande ajuda para os pais que trabalham. Considere oferecer uma creche no local para aliviar o stress, as frustrações e o tempo de viagem envolvidos nos serviços profissionais de assistência à infância. Se essa não for uma opção prática, existem outras maneiras de oferecer flexibilidade aos pais, como, por exemplo, permitir que tirem folga para ir buscar os filhos à escola quando não estão bem, ou horários flexíveis de início / término das aulas para os pais que vão levar e buscar os filhos à escola.

Oferecer benefícios de saúde e bem-estar: 

Além do seguro de saúde, a oferta de programas de bem-estar no local, como associações com desconto em ginásios e programas de assistência a funcionários que fornecem aconselhamento para problemas de saúde mental ou emocional, envia a mensagem de que a empresa está a procurar o equilíbrio certo para os seus funcionários. Investir no bem-estar dos seus funcionários não precisa custar muito, e pode incluir a organização de eventos desportivos ou o fornecimento gratuito de frutas e bebidas saudáveis.Portanto, desde as sextas-feiras de frutas gratuitas até incentivar os funcionários a desligar quando estão fora do escritório, há várias maneiras de criar um ambiente de trabalho que valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório