Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Bagas goji: o superalimento que deve introduzir já na sua alimentação

As bagas goji são um dos alimentos com mais nutrientes.

Bagas goji: o superalimento que deve introduzir já na sua alimentação
Notícias ao Minuto

16:30 - 08/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Superalimentos

O goji é um fruto originário dos Himalaias e há mais de 2500 anos que é usado na Ásia, em especial pelos chineses, como alimento e para fins medicinais.

Mais recentemente, as bagas goji começaram a ser consumidas e valorizadas nas sociedades ocidentais, fazendo já parte da lista dos superalimentos com múltiplos benefícios para a saúde. 

As goji têm uma ação antioxidante que combate os radicais livres, diminuindo os efeitos da oxidação das células e ajudando a prevenir inúmeras doenças. 

Os fitoquímicos presentes nas bagas de goji também são responsáveis por controlar os níveis de gordura no sangue, ajudando a diminuir o colesterol mau (LDL), ao mesmo tempo que aumenta os níveis do HDL, que é considerado o colesterol bom para o corpo. Os fitoquímicos também ajudam na produção dos glóbulos brancos e anticorpos que, por sua vez, ajudam o corpo a lutar contra micro-organismos que causam doenças.

Estudos já comprovaram a ação dos compostos fitoquímicos presentes no goji contra alguns tipos de cancro. O fruto é usado para este fim há milénios pela medicina tradicional chinesa. Os componentes fitoquímicos presentes na fruta também são responsáveis por proteger as células da retina contra danos, protegendo a visão. 

As bagas são também anti-inflamatórias e têm uma ação hipoglicémica

Sabe-se que são ricas em ferro e vitamina C e que são contraindicadas na gravidez e para pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes.

Em excesso, podem causar diarreia, náuseas e dores de cabeça. Por isso, o seu consumo deve ser moderado, podendo ser incluídas em saladas, batidos, nos iogurtes, nos cereais, entre outros. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório