Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Vinagre e azeite: A dupla imbatível que combate os quilos a mais

À mesa complementam-se, e quando o assunto é saúde podem assumir o papel principal no combate a doenças e na perda de peso.

Vinagre e azeite: A dupla imbatível que combate os quilos a mais
Notícias ao Minuto

10:00 - 06/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vinagre versus azeite

O vinagre e o azeite, a dupla dinâmica dos temperos, ajudam a emagrecer, a combater os radicais livres, prevenir o envelhecimento precoce, doenças do coração e até o cancro.

Um estudo realizado pela Universidade de Arizona, nos Estados Unidos, revelou que o consumo diário de duas colheres de sopa de vinagre de sidra ajuda a emagrecer. O produto é considerado um inibidor de apetite, já que atua retardando a digestão dos alimentos e, por isso, faz com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo.

Além de reduzir o apetite, o vinagre possui ácido acético, substância que regula os níveis de insulina, a hormona que influencia a acumulação de gordura no organismo.

Os que são produzidos a partir da fermentação de frutas (como o vinagre de sidra ou de maçã) são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e o surgimento de tumores.

Azeite

O parceiro do vinagre na mesa também oferece muitos benefícios para a saúde. A nutricionista Karina Gimenes explicou à Globo que o azeite é considerado um dos óleos vegetais mais saudáveis. "Tem 83% de ácido gordo oléico, que auxilia a manter os níveis de colesterol dentro dos limites normais e aumenta os níveis de HDL (o colesterol bom)", diz a especialista.

É ainda um aliado na perda de peso e facilita a digestão e a absorção das vitaminas A, D, E e K, que são lipossolúveis, ou seja, são absorvidas em contacto com o óleo.

Karina lembra, porém, que, como todas as outras gorduras, o consumo de azeite deve ser moderado, já que uma grama fornece nove calorias.

Oito tipos de vinagre

Vinagre de maçã/sidra

Feito a partir do sumo de maçã fermentado, é o tipo de vinagre menos ácido. É ideal para fazer a dieta do vinagre (duas colheres de sopa por dia misturadas num copo de água, antes das refeições).

Vinagre de arroz

É o vinagre japonês, produzido a partir da fermentação do arroz. Tem um sabor levemente adocicado e é mais suave do que os outros vinagres.

Vinagre balsâmico

É escuro e aromático, feito com uvas que passam por um longo processo de fermentação em barris de madeira. Rico em antioxidantes, está entre os vinagres mais saudáveis.

Vinagre de vinho

É o tipo de vinagre mais comum, que pode ser feito a partir do vinho tinto ou branco. A qualidade varia de acordo com a marca, mas alguns costumam ser bastante ácidos.

Vinagre de álcool

É o tipo de vinagre mais forte de todos. Apresenta uma percentagem de álcool muito elevada e, por isso, é recomendado somente para o uso em conservas.

Vinagre orgânico

Produzido a partir de alimentos orgânicos, este vinagre traz inúmeros benefícios para a saúde, já que mantém as propriedades nutricionais do alimento.

Vinagre aromatizado

Assim como o azeite, o vinagre pode ser aromatizado com especiarias, ervas, alho e frutas. Depois de aromatizados, podem ser usados como tempero em saladas e até em molhos para sobremesas como gelados, mousses, panquecas e waffles.

Vinagre de malte

É escuro, fermentado a partir do malte de cevada. É utilizado tradicionalmente no Reino Unido para acompanhar o típico fish and chips (peixe frito e batatas fritas).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório