Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Como identificar os sintomas da doença repentina que causa cegueira

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que por ano em média nos países desenvolvidos, a vista de pelo menos três mil pessoas é danificada por uma doença chamada arterite de células gigantes, também conhecida como arterite temporal.

Como identificar os sintomas da doença repentina que causa cegueira
Notícias ao Minuto

08:26 - 06/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Risco subito de cegueira

Os sintomas podem surgir subitamente e resultar em cegueira irreversível se a doença não for diagnosticada e tratada de forma rápida.

A reumatologista Saleyha Ahsan explicou à BBC News que alguns pacientes confundem os sintomas com os de uma enxaqueca e descrevem "uma dor de cabeça como se o cérebro estivesse a ser espremido". A especialista salientou que é necessário ter em atenção "dores no couro cabeludo ao pentear o cabelo".

Além das dores de cabeça e da sensibilidade aumentada no couro cabeludo, outros sintomas são dor na mandíbula e problemas de visão.

A doença é provocada por uma inflamação da parede de artérias da cabeça (têmporas) e do pescoço, causando estreitamento dos vasos, acumulação de células de grande dimensão (daí o nome 'arterite de células gigantes') e redução do fluxo de sangue pelo local.

Se a artéria afetada fornecer sangue para o nervo ótico, que transmite informações da retina para o cérebro, o bloqueio pode causar cegueira, temporária ou permanente.

Mulheres com mais de 50

A arterite de células gigantes atinge principalmente pessoas com mais de 50 anos - e, em especial, mulheres.

Para lidar com o problema, o sistema de saúde público britânico (NHS) criou um esquema para que a doença possa ser diagnosticada o mais rápido possível.

As clínicas públicas foram instruídas e treinadas para agendar consultas com um reumatologista, em casos suspeitos, dentro de 24 horas.

Se o paciente estiver sob risco, é imediatamente examinado por ultrassom - se o paciente tiver a arterite temporal, o exame revelará uma faixa preta, uma 'auréola negra', ao redor da artéria temporal. O paciente é tratado com esteroides.

Os sintomas

Os sintomas da arterite de células gigantes geralmente progridem rapidamente, mas podem ocorrer sinais preliminares - tais como perda de peso, suores, cansaço, febre leve, perda de apetite e depressão.

A reumatologista Saleyha Ahsan explica que a arterite pode ser consequência de outra doença menos grave chamada polimialgia reumática, que gera dor muscular e até imobilidade. As condições podem aparecer de forma independente, mas muitas vezes juntas.

A arterite de células gigantes atinge cerca de um décimo das pessoas com polimialgia reumática no Reino Unido.

Sinais de alarme

- Dor de cabeça repentina não aliviada por analgésicos (tende a afetar um lado);

- Dor no couro cabeludo (pentear o cabelo pode ser doloroso);

- Inchaço nas artérias temporais visível a olho nu;

- Dor na mandíbula especialmente quando se fala e se mastiga;

- Problemas de visão, incluindo visão dupla, turva e perda de visão em um ou ambos os olhos. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório