Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Conheça a síndrome que afeta 20% das mulheres em idade reprodutiva

A síndrome dos ovários poliquísticos provoca consequências físicas e emocionais nas mulheres

Conheça a síndrome que afeta 20% das mulheres em idade reprodutiva
Notícias ao Minuto

13:42 - 28/10/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Doença incurável

Cerca de 20% das mulheres em idade reprodutiva sofrem da síndrome dos ovários poliquísticos, um desregulamento hormonal provocado pelo elevado número de folículos nos ovários em estado de repouso.

Esta condição, diz a Associação Portuguesa de Fertilidade, tem implicações a nível físico e emocional, provocando na mulher ciclos menstruais irregulares, excesso de pilosidade, queda de cabelo, sobretudo, na zona temporal, acne, obesidade, hipertensão arterial e alteração do metabolismo da glicose, condições que podem dar ainda origem a outras complicações de saúde.

Para a presidente da Associação Portuguesa de Fertilidade, Cláudia Vasconcelos Vieira, os primeiros sinais desta doença (que não tem cura) ocorrem na adolescência, contudo, estes sinais são muitas vezes desvalorizados, o que faz com que a mulher apenas procure “o médico especialista anos depois dos primeiros sintomas, quando tentam engravidar e se deparam com o insucesso”.

E porque é que esta condição leva ao insucesso da gravidez?

De acordo com o organismo, esta síndrome - que pode como consequência do excesso de peso ou tensão arterial alta - é a causa mais comum de infertilidade anovulatória, ou seja, infertilidade causada pela ausência de ovulação.

“O diagnóstico é feito através de uma ecografia e de outros exames complementares de diagnóstico recomendados pelo médico. A mulher com SOP deve efetuar medicação inibidora dos androgénios, para não sofrer insuficiência prematura do ovário. Quando desejar engravidar, e se tal não ocorrer espontaneamente, após a paragem da medicação, deve efetuar uma laparoscopia para cauterizar os quistos. Nos casos mais ligeiros, é suficiente a medicação com análogos da GnRH”, conclui Cláudia Vasconcelos Vieira.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório